Mais de 300 pessoas em França relataram terem sido picadas, do nada, com agulhas em discotecas ou concertos nos últimos meses. Embora médicos e vários promotores estejam atentos ao fenómeno, ninguém sabe quem o faz ou porquê, ou sequer se as vítimas foram injetadas com drogas, ou mesmo qualquer substância.
Pessoas em Paris, Toulouse, Nantes, Nancy, Rennes e outras cidades da França relataram ter sido picadas com uma agulha sem o seu conhecimento ou permissão. Os indivíduos visados, que são principalmente mulheres, mostram marcas visíveis de injeção, muitas vezes hematomas, e relatam sintomas como sentir-se embriagado.
Os proprietários de discotecas e a polícia estão a tentar aumentar a consciência para o fenómeno – recentemente, um rapper francês interrompeu o seu concerto para alertar os espectadores sobre o risco de ataques surpresa com agulhas.
Mas o problema não está isolado em França. O Governo do Reino Unido está a estudar uma onda de “agulhas cravadas”, assim como as autoridades policiais da Bélgica e Paíxes Baixos.
A agência de polícia nacional francesa disse que até ao momento 302 pessoas apresentaram queixas formais sobre essas picadas de agulha. Várias investigações policiais estão em marcha em diferentes regiões do país, mas não foi preso qualquer suspeito, não foi encontrada qualquer agulha e o motivo do ataque permanece incerto.
No Reino Unido, o Parlamento divulgou um relatório em abril sobre bebidas e ataques de agulhas em bares e discotecas após um aumento desses incidentes no ano passado – a polícia relatou cerca de mil casos de injeção em todo o país por volta de outubro de 2021, quando os alunos puderam regressar às universidades após o levantamento das restrições da Covid-19.
Não está claro se alguém foi processado por cravação de agulhas ou quantas vítimas foram injetadas com uma droga ou outra substância.
Enquanto as investigações continuam sem que seja encontrado o autor em França, o rapper Dinos interrompeu o seu espetáculo em Estrasburgo esta semana e atirou: “Isto tem de parar.”













