Israel recebe apenas 4 dos 28 corpos de reféns mortos prometidos. Famílias exigem “medidas imediatas”

O Fórum de Famílias de Reféns e Desaparecidos anunciou que apenas quatro dos 28 corpos de reféns mortos serão devolvidos a Israel esta segunda-feira, classificando a situação como uma “violação flagrante do acordo” de cessar-fogo com o Hamas.

Pedro Gonçalves
Outubro 13, 2025
14:28

O Fórum de Famílias de Reféns e Desaparecidos anunciou que apenas quatro dos 28 corpos de reféns mortos serão devolvidos a Israel esta segunda-feira, classificando a situação como uma “violação flagrante do acordo” de cessar-fogo com o Hamas.

Até ao momento, não foram divulgadas as identidades dos quatro corpos, nem houve confirmação por parte das autoridades israelitas sobre o número exato de cadáveres que se prevê receber hoje.

Autoridades israelitas garantem esforços para localizar corpos, mas famílias permanecem em dúvida

Várias famílias de reféns mortos foram informadas pelas autoridades israelitas ontem de que os corpos dos seus entes queridos não seriam devolvidos nem hoje nem amanhã, garantindo que Israel faria todos os esforços possíveis para localizá-los e devolvê-los. Estas declarações contrastam com informações de múltiplas fontes que indicavam que a maioria dos corpos deveria ser devolvida hoje ou em breve.

O Hamas, por seu turno, alertou que poderia enfrentar dificuldades em localizar alguns dos corpos, acrescentando complexidade ao processo de repatriação.

Fórum denuncia violação e exige ação imediata
O Fórum de Famílias classificou a situação como uma “violação flagrante do acordo por parte do Hamas” e apelou ao Governo israelita e aos mediadores para que tomem “medidas imediatas para corrigir esta grave injustiça”. “Estamos chocados e consternados”, acrescentou a organização, sublinhando a dor intensa que as famílias estão a atravessar: “Os familiares dos reféns falecidos estão a viver dias especialmente difíceis, marcados por profundo luto”.

O grupo reiterou o compromisso com todos os reféns: “Não vamos abandonar qualquer refém. Os mediadores devem fazer cumprir os termos do acordo e garantir que o Hamas pague um preço por esta violação.”

Libertação de reféns vivos sob acordo mediado pelos EUA

No decurso desta segunda-feira, 20 reféns vivos foram libertados ao abrigo do acordo negociado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que se encontra atualmente em Israel, numa operação que reforça o papel norte-americano como mediador no conflito.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.