O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel divulgou um vídeo na rede social ‘X’, gravado a bordo de uma das embarcações integrada na flotilha Global Sumud, negando a presença de qualquer ajuda humanitária a bordo. Recorde-se que o exército israelita intercetou todas as embarcações que tentavam chegar a Gaza esta quinta-feira, num esforço para pôr fim ao bloqueio na região.
No vídeo, um polícia israelita pode ser visto a bordo de um dos maiores navios da flotilha, embora não seja especificado qual. O polícia afirmou que “todos poderão saber onde estamos, num dos maiores navios da flotilha”, mas também ressaltou que “falta uma coisa”: neste caso, a ajuda humanitária, que aparentemente é inexistente.
.@IsraelPolice is looking for the humanitarian aid from the Hamas-Sumud provocation so it can be transferred peacefully to Gaza.
The only problem: so far they haven’t found much.
Like we said, it was never about the aid. It was always about the provocation. pic.twitter.com/AbL52UGQCv
— Israel Foreign Ministry (@IsraelMFA) October 2, 2025
O polícia destacou ainda que “Israel e outros países ofereceram maneiras de levar ajuda a Gaza, mas foram rejeitados”, o que explicaria por que “nunca se tratou de ajuda, mas de manchetes e seguidores nas redes sociais”.
Na publicação, o ministério afirma que a polícia israelita está à procura de ajuda humanitária da “provocação Hamas-Sumud” para “transferi-la pacificamente para Gaza”, mas está a enfrentar um problema: até agora, “não encontrou muita coisa”. Autoridades israelitas indicam que essa missão humanitária “nunca foi sobre ajuda”, mas sim “sempre foi sobre provocação”.
Enquanto isso, o último navio da flotilha que navegava em direção a Gaza, o “Marinette”, foi intercetado esta sexta-feira, e uma segunda flotilha de nove navios segue em direção ao enclave palestiniano. Milhares de pessoas manifestaram-se em apoio aos ativistas em todo o mundo esta quinta-feira, que continuaram esta sexta-feira.













