Israel ataca “diferentes infraestruturas terroristas” no sul do Líbano

Num breve comunicado, as forças armadas afirmaram que estão “a atacar diferentes infraestruturas terroristas do movimento xiita Hezbollah no sul do Líbano”

Executive Digest com Lusa
Novembro 19, 2025
15:31

O Exército israelita bombardeou hoje o sul do Líbano, poucas horas depois de ter ordenado a evacuação da aldeia de Shehour, apesar do cessar-fogo em vigor com o Hezbollah.

Num breve comunicado, as forças armadas afirmaram que estão “a atacar diferentes infraestruturas terroristas do movimento xiita Hezbollah no sul do Líbano”.

Cerca de uma hora antes, o Exército emitira uma “advertência urgente” aos habitantes de Shehour – localizada a cerca de 22 quilómetros da fronteira e junto ao rio Litani, limite da zona desmilitarizada definida pelo atual cessar-fogo e pela resolução 1701 do Conselho de Segurança das Nações Unidas – alertando para iminentes ataques contra infraestruturas militares atribuídas ao Hezbollah.

As autoridades militares israelitas identificaram dois edifícios da aldeia e estruturas adjacentes como instalações do grupo libanês, ordenando o afastamento imediato das pessoas que se encontravam na área demarcada.

“Permanecer na zona designada coloca-o em risco”, concluiu o comunicado.

Os novos ataques surgem após o bombardeamento, na noite de terça-feira, do maior campo de refugiados do Líbano, que, segundo as autoridades libanesas, provocou 13 mortos.

O Exército israelita afirmou tratar-se de um complexo de treino do movimento palestiniano Hamas, afirmação rejeitada pela organização.

Desde a entrada em vigor do cessar-fogo entre Israel e o Hezbollah, em 27 de novembro de 2024, as forças israelitas têm efetuado bombardeamentos quase diários em território libanês, alegando esforços para travar tentativas de rearme do grupo xiita.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.