Islamismo é a religião que mais cresce no mundo, revela estudo

Relatório do Pew Research Center, think tank sediado nos Estados Unidos, analisou 201 países ou territórios, representando quase toda a população mundial

Francisco Laranjeira
Junho 12, 2025
12:33

O islamismo cresceu mais rápido do que qualquer outro grande grupo religioso globalmente entre 2010 e 2020, revelou um relatório do Pew Research Center, think tank sediado nos Estados Unidos, citado pela revista ‘Newsweek’.

De acordo com os dados, o número de muçulmanos em todo o mundo aumentou 347 milhões, em comparação com 122 milhões de cristãos, com a parcela cristã da população mundial a diminuir, já que os ganhos não acompanharam o crescimento populacional. O segundo maior aumento foi registado entre os não filiados a nenhuma religião.

O rápido crescimento do islamismo reflete mudanças demográficas significativas que estão alterando o cenário religioso global. Segundo os especialistas, as taxas de natalidade mais altas e uma idade média mais jovem entre os muçulmanos impulsionaram grande parte desse aumento, ajudando a diminuir a distância entre muçulmanos e cristãos em todo o mundo.

Os dados do Pew Research Center mostraram que o número de muçulmanos no mundo chegou a cerca de 2 mil milhões, enquanto a proporção da população mundial que era muçulmana aumentou de 23,9% para 25,6%. No mesmo período, a participação dos cristãos na população global caiu de 30,6% para 28,8%.

Depois do islamismo, os maiores ganhos foram registados pelos não filiados a religiões, que viram seu total aumentar em 300 milhões, chegando a 1,9 mil milhões, representando 24,2% da população global, o que significou um aumento de 0,9% na sua participação na população global.

Das religiões em análise, apenas o budismo viu seu número de adeptos globais cair em termos absolutos, em 19 milhões, para 324 milhões de pessoas. O estudo abrangeu 201 países ou territórios, representando quase toda a população mundial.

Em 2020, as maiores populações muçulmanas estavam na região da Ásia-Pacífico (1,2 mil milhões), com populações menores, mas em rápido crescimento, no Médio Oriente e Norte da África (414 milhões) e na África Subsaariana (369 milhões). Os países com mais muçulmanos incluem Indonésia, Paquistão, Índia e Bangladesh. O islamismo era maioritário em 53 países ou territórios em todo o mundo.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.