Iscte transforma antigo Instituto de Odivelas numa residência universitária com modelo inovador

O Iscte vai inaugurar a 16 de dezembro, em Odivelas, um modelo inovador de residência universitária que pretende oferecer aos estudantes uma experiência académica mais intensa e um maior contacto com a comunidade.

André Manuel Mendes
Dezembro 12, 2025
11:30

O Iscte vai inaugurar a 16 de dezembro, em Odivelas, um modelo inovador de residência universitária que pretende oferecer aos estudantes uma experiência académica mais intensa e um maior contacto com a comunidade.

Instalado no conjunto monumental do Mosteiro de S. Dinis e S. Bernardo, onde está sepultado o rei D. Dinis, o novo espaço dispõe de 204 camas distribuídas por 100 quartos simples e 52 quartos duplos. A requalificação do antigo Instituto de Odivelas, iniciada em novembro de 2023, representou um investimento de 7,6 milhões de euros (mais IVA). A cedência do edifício pela autarquia ao Iscte tem a duração de 50 anos.

“O que o Iscte e a Câmara de Odivelas montaram em conjunto é um modelo muito inovador de residências universitárias que irá proporcionar aos estudantes um novo tipo de experiência académica e, à comunidade, uma interface muito acessível ao ensino superior e a atividades científicas”, afirma Maria de Lurdes Rodrigues, reitora do Iscte.

A residência será palco de programas especiais para estudantes internacionais, cursos intensivos no âmbito do Programa Erasmus, e estágios na autarquia para os estudantes residentes habituais. Estes também irão colaborar com a biblioteca, o museu e a escola de música que funcionam no mesmo complexo patrimonial.

O acordo entre o Iscte e a Câmara de Odivelas prevê ainda a criação de uma bolsa de projetos de investigação, seminários e workshops temáticos sobre gestão autárquica e desenvolvimento local, bem como a oferta de conteúdos formativos aos colaboradores da autarquia.

Durante o verão, a residência estará disponível para outros públicos, como atletas envolvidos em programas de treino desportivo promovidos pela Câmara. O espaço promete assim transformar Odivelas num novo centro de educação e formação, combinando ensino, investigação e atividades comunitárias.

A inauguração oficial terá lugar a 16 de dezembro, às 12:00, com visitas guiadas à residência e uma cerimónia de intervenção das entidades envolvidas. A cerimónia contará com a presença do ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, e do presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Hugo Martins.

 

 

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.