A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) estará já a processar os primeiros reembolsos do IRS, que deverão chegar durante esta semana aos primeiros contribuintes que entregaram as declarações de rendimentos, relativas ao anos de 2022, com o IRS automático. Para os restantes, que entregaram através de preenchimento manual, o processo deverá levar mais uma semana.
À Executive Digest fonte do Ministério das Finanças confirma que “é expectável” que os primeiros reembolsos comecem a chegar aos contribuintes no final desta semana, recordando que o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Nuno Santos Félix, já tinha apontado este prazo.
O Ministério das Finanças “está a fazer um esforço para cumprir os prazos anunciados de duas semanas para que os reembolsos cheguem aos contribuintes, no caso do IRS automático, e de três semanas para o preenchimento manual”, adianta a mesma fonte.
Até ao momento, já foram entregues mais de um milhão de declarações. Em comunicado, o Governo adianta que a Campanha de IRS de 2023, relativa aos rendimentos do ano passado, que arrancou no dia 1 de abril, decorre “com normalidade, podendo os contribuintes entregar a sua declaração de rendimentos até ao dia 30 de junho, independentemente da categoria de rendimentos”.
Logo no primeiro dia foram entregues quase meio milhão de declarações (418 200), sendo que metade destas correspondiam a entregas de IRS automático














