Ed Bambas, de 88 anos, trabalhava cinco dias por semana, oito horas por dia, num supermercado em Detroit, com a reforma cada vez mais distante. Segundo revelou a Business Insider, este veterano norte-americano fazia parte do grande grupo de idosos nos Estados Unidos que continuam a trabalhar porque não conseguem suportar o custo de vida.
Tudo mudou quando o criador de conteúdos Samuel Weidenhofer, que soma 12 milhões de seguidores nas redes sociais, conheceu Bambas e decidiu agir.
Um GoFundMe que superou todas as expectativas
Weidenhofer lançou uma campanha na plataforma GoFundMe para ajudar Bambas a deixar o trabalho e desfrutar finalmente dos seus últimos anos com dignidade. No texto da iniciativa, explicou que o objetivo era “dar a Ed a vida que merece, aliviando a luta constante”.
A meta inicial era de 1 milhão de dólares. Porém, ainda antes do fim de semana, mais de 65 mil pessoas já tinham contribuído — totalizando quase 2 milhões de dólares, de acordo com a mesma publicação.
Uma vida marcada pelo trabalho
Ed Bambas contou que se reformou em 1999, após trabalhar na General Motors. No entanto, quando a empresa faliu em 2009, perdeu a pensão que garantia o seu sustento. Nessa altura, a esposa estava doente — e viria a falecer — o que agravou as dificuldades financeiras e obrigou o veterano a voltar ao mercado de trabalho.
@itssozer 88 year old veteran still working.. 😭❤️ (donate in B1O) #love #kind #veteran
A Business Insider recorda que cerca de 550 mil norte-americanos com mais de 80 anos ainda trabalham, muitos deles para completar rendimentos de Segurança Social e evitar cair em situação de pobreza.
O momento de alívio e gratidão
Weidenhofer partilhou o vídeo da entrega do cheque ao idoso, que reagiu com emoção: “É algo com que se sonha”, afirmou Bambas.
Visivelmente agradecido, deixou ainda uma mensagem a todos os que ajudaram: “Não consigo expressar por palavras o quão agradecido estou.”
@itssozer Ed is 88. A Veteran. A man who kept working because of $225K+ in debt he didn’t want to leave to his family. ❤️ And today… we handed him a check for $1.77 million. He cried. We cried. And his life is forever changed. 🥹❤️ Thank you to everyone who made this miracle possible. This is so much bigger than Ed, it’s proof that humanity is still beautiful… #love #kind #veteran














