HyChem inaugura hoje primeira estação privada de abastecimento de hidrogénio verde na região de Lisboa

A HyChem, empresa do grupo português A4F dedicada à química do hidrogénio, inaugura esta sexta-feira, 26 de setembro, pelas 11h30, a sua primeira estação de abastecimento de hidrogénio verde na Póvoa de Santa Iria, no concelho de Vila Franca de Xira.

Automonitor
Setembro 26, 2025
7:15

A HyChem, empresa do grupo português A4F dedicada à química do hidrogénio, inaugura esta sexta-feira, 26 de setembro, pelas 11h30, a sua primeira estação de abastecimento de hidrogénio verde na Póvoa de Santa Iria, no concelho de Vila Franca de Xira. Trata-se do primeiro posto fixo, de iniciativa privada, na região de Lisboa, destinado ao fornecimento deste combustível a transportes públicos, veículos ligeiros e pesados de mercadorias.

Segundo comunicado da empresa, a cerimónia contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira, bem como de outros autarcas e cerca de uma centena de convidados. O momento simbólico da inauguração será assinalado pelo abastecimento de um autocarro e de um veículo ligeiro movidos a hidrogénio, exemplificando o potencial desta tecnologia sustentável para a mobilidade em Portugal.

“A inauguração desta estação de abastecimento de hidrogénio verde constitui um marco na transformação da mobilidade terrestre em Portugal”, afirmou Vítor Coelho, administrador da HyChem e membro da Comissão Executiva do grupo A4F.

De acordo com o responsável, este é “um momento de viragem para o mercado emergente do hidrogénio”, demonstrando que já é possível acelerar a adoção de soluções energéticas limpas e sustentáveis.

“Queremos mostrar que o hidrogénio verde é uma realidade viável e segura, capaz de responder às necessidades de transportes públicos, e de veículos ligeiros e pesados em geral”, acrescentou. “Já é possível optar por soluções energéticas limpas em segmentos como a logística aeroportuária e portuária, os veículos de higiene urbana, ou as linhas de transporte de passageiros urbanas e de longo curso. Não há uma ‘silver bullet’, mas todas estas soluções podem contribuir para reduzir emissões e melhorar a qualidade de vida nas cidades.”

Com mais de 80 anos de experiência na produção de hidrogénio de elevada pureza, a HyChem afirma-se como um “ator estratégico da transição energética rumo à neutralidade carbónica na Indústria e nos Transportes”.

“A HyChem tem vindo a investir em tecnologias e a promover maior integração de energias renováveis, que podem transformar a mobilidade, mas também a indústria e a própria rede de gás natural, na qual iremos injetar hidrogénio verde, que já hoje produzimos”, sublinhou o administrador. “Este é apenas um passo de uma estratégia mais ampla, que visa posicionar a HyChem como parceiro de excelência na construção de um futuro energético mais sustentável, e contribuir para que Portugal demonstre o seu potencial como referência europeia no setor do hidrogénio.”

Entre os projetos já em curso, a empresa destaca a construção de uma central solar fotovoltaica para autoconsumo, com capacidade de 2 MW, atualmente em funcionamento. Está ainda prevista a instalação de uma segunda unidade, de 10 MW, que permitirá reduzir a dependência energética, reforçar a utilização de fontes renováveis e garantir que o hidrogénio produzido é cada vez mais sustentável.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.