O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, afirmou esta quarta-feira que Bruxelas e Kiev declararam guerra à Hungria, após a divulgação de um relatório que propõe acelerar a adesão da Ucrânia à União Europeia e contornar a oposição de Budapeste.
Em mensagens publicadas no X, Orbán qualificou o plano como um “novo plano de guerra de Bruxelas e Kiev” e uma “declaração aberta de guerra contra a Hungria”. Segundo o ‘Kyiv Post’, o relatório divulgado pelo jornal ‘POLITICO’ detalha mecanismos para permitir à Ucrânia obter direitos de adesão parcial antes de completar todas as reformas necessárias, incluindo formas de ultrapassar o veto húngaro.
Orbán acusou a UE de desconsiderar “a decisão do povo húngaro” e alegou que Bruxelas estaria a tentar destituir o seu Governo antes das eleições húngaras de abril. “Eles querem que o Partido Tisza chegue ao poder, porque aí não haveria mais veto, nem resistência”, escreveu, apelando ao eleitorado para apoiar o partido governante Fidesz.
O primeiro-ministro tem-se oposto repetidamente à candidatura da Ucrânia à adesão à União Europeia e usado o veto da Hungria para atrasar decisões que exigem unanimidade entre os 27 Estados-membros. Por seu lado, autoridades da UE estudam mecanismos para limitar a capacidade de Budapeste de bloquear decisões estratégicas, se necessário.
Candidatura da Ucrânia e preocupações húngaras
A Ucrânia apresentou formalmente o pedido de adesão à UE após a invasão russa em larga escala de 2022, pressionando por um cronograma de adesão até 2027 como parte de garantias de segurança mais amplas, vinculadas a um possível acordo de paz.
Em janeiro, Orbán respondeu às críticas do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, no Fórum Económico Mundial em Davos, afirmando que Budapeste não financiará os esforços de guerra da Ucrânia. No mesmo mês, lançou uma petição para que os eleitores se oponham a novas contribuições húngaras para a defesa ucraniana. A iniciativa permite respostas até 23 de março e reflete preocupações sobre o financiamento da UE a Kiev e sobre o processo de adesão.














