É assinado este sábado o protocolo para primeiro abrigo de proteção de incêndios edificado em Portugal, o documento final com vista ao início da construção na aldeia de Ferraria de São João do primeiro abrigo de proteção das populações contra incêndios florestais construído de raiz em Portugal.
O custo deste abrigo é suportado pelo empresário internacional de futebol Jorge Mendes, inserido neste protocolo que envolve a Associação das Vítimas dos Incêndios de Pedrógão Grande (AVIPG).
O projeto inovador do abrigo foi realizado pelo Gabinete de Arquitetura Atelier da Boavista do Porto, e todo o estudo técnico de proteção contra incêndios esteve a cargo da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI) do Departamento de Engenharia da Universidade de Coimbra. Tal projeto, para além de inovador, foi recentemente considerado de relevante interesse publico municipal pelo Câmara de Penela, um dos parceiros do presente protocolo.
Assinam o protocolo Jorge Mendes, mecenas do abrigo, Luís Teixeira, presidente da Associação de Moradores de Ferraria de São João (AMFSJ), proprietária do abrigo, Eduardo Santos, presidente da Câmara Municipal de Penela, Manuel Carlos Gameiro, presidente da ADAI, e Dina Duarte, presidente da AVIPG.














