O Ministério da Defesa da Ucrânia partilhou, esta segunda-feira, imagens que mostram um alegado ataque HIMARS ucraniano contra a artilharia russa na região de Donetsk – de acordo com os responsáveis ucranianos, quatro obuses autopropulsados russos terão sido destruídos por um “tiro perfeito” de um Sistema de Foguetes de Artilharia de Alta Mobilidade (HIMARS). No vídeo, é possível ver imagens de drones de ataques a posições russas, que mostram também a fuga de soldados após várias explosões.
In the Donetsk region, four russian self-propelled guns Msta disappeared simultaneously. A perfect shot by a HIMARS Shadow unit. pic.twitter.com/r9woDAOej5
— Defense of Ukraine (@DefenceU) August 14, 2023
A Ucrânia tem partilhado repetidas imagens da utilização do HIMARS para atingir posições russas, sendo que os caças ucranianos têm usado estas armas desde junho de 2022: os Estados Unidos forneceram à Ucrânia 38 HIMARS e munições até ao momento.
De acordo com o serviço de inteligência de código aberto holandês Oryx, a Rússia perdeu um total de 272 variantes Msta desde o início da guerra na Ucrânia.













