Grok de Elon Musk terá produzido 3 milhões de deepfakes de conteúdo sexual em apenas 11 dias, revela estudo

Recurso de geração de imagens do Grok, lembrou o jornal ‘POLITICO’, tornou-se viral pouco antes do final de 2025, principalmente devido à sua capacidade de despir pessoas

Francisco Laranjeira
Janeiro 23, 2026
12:00

O chatbot de inteligência artificial Grok, incorporado na rede social ‘X’, terá criado três milhões de imagens sexualizadas em 11 dias de janeiro, incluindo 23 mil imagens de crianças, avançou esta sexta-feira um estudo do Centro de Combate ao Ódio Digital, que analisou uma amostra de 20 mil posts na conta no ‘X’ do Grok, de um total de 4,6 milhões num período de 11 dias – 65% da amostra continha imagens sexualizadas e 0,5% provavelmente retratavam crianças.

O recurso de geração de imagens do Grok, lembrou o jornal ‘POLITICO’, tornou-se viral pouco antes do final de 2025, principalmente devido à sua capacidade de despir pessoas: a plataforma de Elon Musk anunciou medidas para restringir o recurso a 9 de janeiro, e novamente no dia 14.

A Comissão Europeia, responsável pela implementação da Lei dos Serviços Digitais, que abrange grandes plataformas como a ‘X’, bem como da legislação da UE sobre IA, está a ponderar qual a ferramenta a utilizar. Uma nova investigação sobre a Grok, no âmbito da rigorosa regulamentação das redes sociais, está em curso. O ‘X’ já foi multado e está a ser investigado em várias frentes pela Comissão.

A UE também está a considerar a proibição de aplicações de nudismo por IA, o que pode ou não aplicar-se a ferramentas de uso geral como o Grok.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.