Geógrafo, académico e médico: Governo escolhe líderes de ULS sem qualquer experiência profissional em gestão hospitalar

Desde que o Governo de Luís Montenegro entrou em funções, já ‘caíram’ 11 conselhos de administração, o último dos quais o do Hospital Amadora-Sintra

Revista de Imprensa
Fevereiro 10, 2025
9:43

O Governo nomeou, nos últimos meses, três presidentes de conselhos de administração de ULS (Unidades Locais de Saúde) sem experiência em gestão hospitalar, revelou esta segunda-feira o ‘Jornal de Notícias’: um geógrafo sem qualquer ligação à Saúde, um académico com formação e trabalho na área mas sem qualquer experiência em gestão e um médico que nunca teve funções de chefia ou gestão.

Rui Manuel Amaro Alves, novo presidente da ULS de Castelo Branco, é licenciado em Geografia e doutorado em Planeamento Regional e Urbano: foi diretor-geral do Território, mas sem qualquer referência à área da Saúde. Já Manuel José Santos de Carvalho, especialista em medicina geral e familiar, foi nomeado para a ULS da Região de Leiria sem qualquer experiência em gestão hospitalar. Por último, João Pedro Marques Gomes, novo diretor da ULS da Cova de Beira: doutorado em Economia e vasto currículo académico, mas também sem experiência em gestão hospitalar.

Por lei, não é obrigatório ter experiência como gestor hospitalar para ser nomeado para a administração de uma ULS. No entanto, o Estatuto do SNS exige que os nomeados “tenham formação em Administração ou Gestão, preferencialmente na área da Saúde, e experiência profissional adequada”. Xavier Barreto, presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, garantiu ser “muito questionável” as escolhas do Governo. “Nenhuma empresa privada nomeia para a gestão de topo alguém que não faz ideia do negócio em causa”, apontou ao jornal diário.

Desde que o Governo de Luís Montenegro entrou em funções, já ‘caíram’ 11 conselhos de administração, o último dos quais o do Hospital Amadora-Sintra.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.