A Fundação Repsol traz pela primeira vez a Portugal os Prémios Zinkers, uma iniciativa educativa de referência em Espanha, que distingue escolas com os projetos mais inovadores na área da sustentabilidade e combate às alterações climáticas.
O programa estreia-se em solo português com nove escolas finalistas de norte a sul do país, cujos projetos se destacaram pela criatividade, compromisso ambiental e impacto na comunidade.
A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar no próximo dia 3 de julho, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, e contará com a presença do presidente da Repsol, Antonio Brufau.
Cada escola finalista receberá um prémio de 2.500 euros para continuar a dinamizar projetos ligados à transição ecológica. Os três grandes vencedores de cada ciclo de ensino básico serão revelados na cerimónia, recebendo um prémio adicional de 7.500 euros para investir em iniciativas sustentáveis.
Escolas finalistas em Portugal
1º Ciclo : EB Alcobaça, em Alcobaça, distrito de Leiria, EB Lourinhã, na Lourinhã, distrito de Lisboa e a EBS Pública Hortênsia, em Vila Viçosa, distrito de Évora.
2º Ciclo: Colégio Novo de Coimbra, em Coimbra, EB Freixo, em Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo e a EB Lamaçães, em Braga.
3º Ciclo: EB Agrela e Vale do Leça, em Santo Tirso, distrito do Porto, EBS Drª Judite Andrade, no Sardoal, distrito de Santarém e a EBS Ordem de Santiago, em Setúbal.
Sobre os prémios Zinkers
Os programas educativos Zinkers, promovidos pela Fundação Repsol, são ferramentas curriculares digitais destinadas às Escolas de Ensino Básico em Portugal. O objetivo é preparar os jovens para os desafios futuros com conhecimento e rigor académico, incentivando a melhoria do seu meio envolvente, a preservação do planeta e a preparação dos futuros profissionais para a transição ecológica.
Cobrindo todas as etapas educativas, os conteúdos estão alinhados com o currículo escolar e abordam temas como energia, alterações climáticas, mobilidade sustentável, economia circular e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Este programa educativo conta já com mais de 1.200 escolas registadas e 30.000 alunos envolvidos em Portugal. O programa está a dar os primeiros passos, com o objetivo de se tornar uma referência no ensino da sustentabilidade ambiental.













