Frio e epidemia de gripe provocam quase quatro mil mortes em excesso em Portugal

Portugal registou 3928 óbitos em excesso durante um período de cerca de mês e meio marcado por temperaturas mais baixas e pela epidemia de gripe, com 47 dias consecutivos acima da mortalidade esperada.

Revista de Imprensa
Janeiro 26, 2026
10:13

Portugal registou 3928 óbitos em excesso durante um período de cerca de mês e meio marcado por temperaturas mais baixas e pela epidemia de gripe, com 47 dias consecutivos acima da mortalidade esperada. Entre 6 de dezembro de 2025 e 21 de janeiro de 2026 foram contabilizadas 20 505 mortes, mais 22% do que a linha de base prevista para esta época do ano, fixada em 16 577 óbitos, havendo dias em que o excesso ultrapassou os 30% e um pico superior a 50% a 21 de janeiro, quando morreram mais 193 pessoas do que o normal.

De acordo com uma análise do Correio da Manhã aos dados do Portal Vigilância da Mortalidade, o impacto foi particularmente severo nas faixas etárias mais avançadas. As pessoas com 65 ou mais anos concentraram 3879 dos óbitos em excesso, sendo que no grupo dos 85 ou mais anos se verificaram 2407 mortes adicionais no período em análise. Nesta faixa etária, o excesso de mortalidade iniciou-se a 5 de dezembro e atingiu um máximo a 2 de janeiro, com 287 mortes num só dia, mais 77% do que a média dos últimos anos, que ronda as 162.

No contexto europeu, os dados do EuroMOMO, sistema que monitoriza a mortalidade no continente, indicavam que Portugal era, na terceira semana de 2026, o país com maior excesso de mortalidade, classificado como excesso moderado. No mesmo período, apenas cinco países apresentavam excesso reduzido de óbitos: França, Bélgica, Grécia, Eslovénia e Países Baixos, destacando a singularidade da situação portuguesa no panorama europeu.

Apesar destes números, os dados mais recentes do Instituto Dr. Ricardo Jorge apontam para um abrandamento da epidemia de gripe, com menos casos, menos infeções respiratórias graves e uma redução dos internamentos em cuidados intensivos, ainda que o excesso de mortalidade se mantenha. Desde 29 de setembro de 2025, foram notificados 73 292 casos de infeção respiratória pelos laboratórios da Rede Portuguesa de Diagnóstico da Gripe e Outros Vírus Respiratórios, tendo sido confirmados 14 243 casos de gripe.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.