Filho da princesa herdeira da Noruega é detido antes de julgamento por violação

Polícia de Oslo deteve este domingo Marius Borg Høiby, enteado do príncipe herdeiro da Noruega, por alegadamente agredir uma mulher, ameaçá-la com uma faca e violar uma ordem de restrição

Francisco Laranjeira
Fevereiro 2, 2026
16:48

Marius Borg Høiby, de 29 anos, enfrenta 38 acusações, incluindo quatro alegados crimes de violação, num caso que coincide com revelações sobre contactos da princesa herdeira Mette-Marit com Jeffrey Epstein

A polícia de Oslo deteve este domingo Marius Borg Høiby, enteado do príncipe herdeiro da Noruega, por alegadamente agredir uma mulher, ameaçá-la com uma faca e violar uma ordem de restrição, apenas dois dias antes de comparecer em tribunal para responder por múltiplas acusações de violação.

De acordo com a ‘Euronews’, Høiby, de 29 anos, será presente ao tribunal distrital de Oslo esta terça-feira, estando acusado de um total de 38 crimes, entre os quais quatro alegados violações e várias agressões a ex-companheiras. O Ministério Público pretende que o arguido permaneça em prisão preventiva durante quatro semanas, alegando risco de reincidência.

Num comunicado divulgado hoje, o Distrito Policial de Oslo confirmou a detenção, referindo que a prisão ocorreu na noite de domingo, na sequência de novos incidentes envolvendo uma mulher protegida por uma ordem judicial que o impedia de qualquer contacto.

O caso ganhou ainda maior projeção mediática após a divulgação, nos Estados Unidos, de documentos judiciais que revelam contactos frequentes entre a mãe de Høiby, a princesa herdeira Mette-Marit, e o criminoso sexual condenado Jeffrey Epstein, entre 2011 e 2014. Segundo a ‘Euronews’, o nome da princesa surge pelo menos mil vezes nos ficheiros tornados públicos pelo Departamento de Justiça americano.

No sábado, Mette-Marit pediu desculpa publicamente, classificando a sua relação com Epstein como “simplesmente constrangedora” e admitindo uma “falta de bom senso”. O palácio real confirmou que a princesa herdeira se hospedou durante quatro dias na residência de Epstein em Palm Beach, em 2013, e que se encontrou com ele em várias ocasiões, embora nunca tenha visitado a sua ilha privada.

Mette-Marit casou-se com o príncipe herdeiro Haakon em 2001, integrando o filho de uma relação anterior na família real norueguesa. Haakon é o sucessor direto ao trono.

No plano judicial, Høiby reconheceu algumas acusações de menor gravidade, mas nega os crimes mais sérios. Várias ex-namoradas constituíram-se como autoras no processo, estando em vigor uma ordem judicial que o impede de as contactar.

Caso seja considerado culpado, o arguido poderá enfrentar uma pena máxima de 16 anos de prisão. O julgamento deverá prolongar-se até meados de março e tem suscitado um elevado interesse público na Noruega.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.