Fidelidade aponta soluções para gestão de incêndios em Portugal. CEO sublinha importância da proteção das pessoas, comunidades e território

O Impact Center for Climate Change (ICCC) da Fidelidade revelou os principais resultados do seu encontro anual, que reuniu especialistas nacionais e internacionais para discutir a ação climática em Portugal.

André Manuel Mendes
Janeiro 22, 2026
12:00

O Impact Center for Climate Change (ICCC) da Fidelidade revelou os principais resultados do seu encontro anual, que reuniu especialistas nacionais e internacionais para discutir a ação climática em Portugal.

O estudo concluiu que o mapeamento atual do risco de incêndios é insuficiente, por se focar apenas na perigosidade e não integrar de forma abrangente os cenários climáticos futuros, padrões de ignição, uso do solo e vulnerabilidade socioeconómica das áreas afetadas.

Para colmatar estas lacunas, os investigadores propõem uma abordagem integrada, que combina quatro componentes — perigosidade, exposição, vulnerabilidade e curvas de perda — e prevê a produção de mapas de alta resolução (100m x 100m) ao longo de dois anos e meio, envolvendo cinco centros de investigação e mais de 20 cientistas. Estes mapas servirão como referência para a gestão integrada do risco, o ordenamento do território, a tomada de decisões informadas e a melhoria de práticas do setor segurador, incluindo underwriting, tarifação e gestão de risco, contribuindo para a redução do protection gap.

Destacou-se ainda que a cooperação entre academia, setor público e privado e a participação das comunidades locais são essenciais para a adaptação climática. Foram apresentadas recomendações para reduzir a vulnerabilidade e a exposição de habitações a eventos extremos, com base no relatório internacional Safeguarding Home Insurance, da Geneva Association.

O encontro foi encerrado por Jorge Magalhães Correia, Chairman da Fidelidade, que sublinhou que a proteção do planeta é inseparável da missão da seguradora: “A nossa atividade existe para proteger pessoas. Num contexto de riscos climáticos crescentes, o nosso compromisso é contribuir ativamente para um futuro mais seguro, mais resiliente e mais sustentável.”

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.