Esta quinta-feira celebra-se o Corpo de Deus. Vem do latim Corpus Christi e trata-se de uma “festa de guarda” com vários séculos, onde os católicos devem participar indo à missa.
O Corpo de Deus é uma celebração católica que tem como fim celebrar o mistério da Eucaristia, o sacramento em que os fiéis recebem o corpo e sangue de Jesus Cristo. O Corpo de Deus foi feriado até 2012, altura em que o Governo português decidiu que este feriado religioso de tradições católicas seria eliminado. Assim, a partir de 2013 o Corpo de Deus deixou de ser feriado. Entretanto, em 2016 voltou a considerar-se a comemoração como feriado nacional.
Em Lisboa, a data celebra-se com missa e procissão do Corpo de Deus presididas pelo patriarca de Lisboa, Rui Valério: às 11h30, há a eucaristia, sendo que às 16 horas a Adoração do Santíssimo e sacramento da Reconciliação, ambas na Sé de Lisboa. Depois, entre as 17 e as 18h30, vai decorrer a procissão do Corpo de Deus pelas ruas da baixa da cidade: Largo da Sé, Rua das Pedras Negras, Rua da Madalena, Poço do Borratem, Praça Martim Moniz, Rua da Palma, Rua D. Duarte, Praça da Figueira, Rua da Prata, Rua da Conceição, Largo da Madalena, Rua de Santo António da Sé e Largo da Sé.
Como tal, a Carris alertou para mudanças na circulação nas seguintes zonas:
Largo da Sé
Rua da Madalena
Poço do Borratem
Martim Moniz
Rua da Palma
Praça da Figueira
Rua da Prata
Rua da Conceição
Largo da Madalena
Eis as mudanças:
708 e 732 – Percurso alterado.
737, 10B e 12E – Suprimida.
711 – Funciona apenas no troço:
Alto Damaia <> Rossio
759 – Funciona apenas no troço:
Estação Oriente <> Sul e Sueste
760 – Funciona apenas no troço:
Cemitério Ajuda <> Cais do Sodré
774 – Funciona apenas no troço:
Gomes Freire <> Corpo Santo
15E – Funciona apenas no troço:
Algés <> Cais do Sodré
28E – Funciona em dois troços:
Campo Ourique <> Largo Camões
Martim Moniz <> Largo da Graça














