O Santuário de Fátima assinala este sábado, 19 de Agosto, a quarta “aparição” de Nossa Senhora aos videntes, que não ocorreu no dia 13 de Agosto de 1917, nem na Cova da Iria, mas sim nos Valinhos.
Apesar desta circunstância, a peregrinação internacional de Agosto decorreu nos dias 12 e 13, como as dos restantes meses.
A quarta “aparição” terá ocorrido nos Valinhos, nas proximidades da Cova da Iria, no dia 19 de Agosto, uma vez que, de acordo com os relatos da época, no dia 13 Agosto o Administrador de Vila Nova de Ourém “prendeu os pequenos [Jacinta, Francisco e Lúcia] e levou-os para a vila”.
“Ali os reteve injustamente durante três dias, submetendo-os a múltiplos interrogatórios e ameaçando-os com violentos castigos. Por fim, não tendo conseguido obter deles nem a retratação da veracidade das aparições, nem a revelação do segredo, entregou-os aos pais”, segundo o relato do que se terá passado, com base nas descrições da Irmã Lúcia, acrescentando que “no domingo seguinte, 19 de Agosto, Nossa Senhora tornou a aparecer num lugar chamado Valinhos”.














