Chamadas que se podem transformar em fraudes ou são ‘spam’ tornaram-se tão comuns no dia a dia: quem nunca ouviu o telemóvel tocar fora de horas com números desconhecidos do estrangeiro, por exemplo?
Os utilizadores pouco podem fazer: embora, na verdade, para que funcione a fraude, é necessário que o utilizador forneça os seus dados pessoais, o difícil é detetar quando não se trata de uma empresa legítima ou de uma pessoa conhecida.
Perceber que a pessoa do outro lado da linha está a tentar enganar-nos de alguma forma não é fácil, antes de mais porque a maioria das ‘ofertas’ são bastante atrativas, o que faz a maioria dos utilizadores baixar a guarda e acabe por dar informações pessoais que depois pode vir a arrepender-se.
Nestes golpes bem desenhados, lembrou o jornal espanhol ‘El Economista’, é surpreendente a quantidade de informações que têm sobre a vítima, desde nome a apelido, passando pelo email ou até dados das empresas com as quais se contrataram serviços para se poderem passar por eles.
Embora os smartphones Android sejam capazes de detetar a maioria dos casos quando tem uma chamada potencialmente spam e informam para que não atenda ou bloqueie o número, a Apple ainda não desenvolveu esse recurso.
Mas como pode identificar chamadas spam no seu iPhone?
Antes de explicar como o fazer, é importante esclarecer que este truque não é definitivo e por vezes é ineficaz, mas fornece uma forma de analisar um pouco mais sobre quem nos está a ligar para ter uma ideia de quem está por detrás – para isso, é necessário ter a app WhatsApp, uma vez que vai ter necessidade de guardar o número que acabou de lhe ligar.
Para fazer isso, abre ‘novos contactos’ e insira o número – o próximo passo é abrir o chat do WhatsApp com este novo contacto, entrar no perfil onde deverá aparecer o nome do utilizador – se aparecer um nome suspeito, estranho, desconhecido ou mesmo o nome de uma empresa diferente àquela que afirmam pertencer, suspeite e desligue.
É também aconselhável que faça uma pesquisa na net, que costuma ter disponíveis números de spam denunciados por outros utilizadores: e se se preocupar – ou forem recorrentes as chamadas -, é melhor instalar uma aplicação específica para o efeito, o que, no iPhone, pode ser a ‘Truecaller’ ou a ‘True Caller ID & Spam Blocker’.














