Famílias portuguesas poupam mais com tarifas fixas

Segundo a mais recente análise de mercado em energia do ComparaJá registou-se uma surpreendente mudança no setor energético português.

Executive Digest com ComparaJá.pt
Agosto 12, 2025
8:15

O mercado de energia em Portugal registou uma mudança em julho: as tarifas indexadas perderam competitividade e deixaram de ser a opção mais económica para a maioria dos consumidores. As tarifas fixas oferecem agora preços mais baixos, especialmente para famílias com maior consumo energético.

A esmagadora maioria dos consumidores continua a optar por tarifas simples, em que o preço por kWh é igual a qualquer hora do dia. Em julho, 94,70% das trocas recaíram sobre este tipo de tarifa. A tarifa bi-horária foi escolhida por 5,30% dos utilizadores, enquanto a tarifa tri-horária não registou adesões. A tarifa simples continua a ser a que compensa mais, na generalidade dos casos

De acordo com José Trovão, Head of Consumer Credit and Utilities do ComparaJá, “as tarifas mudam todos os meses e a diferença entre manter o contrato atual ou mudar pode ultrapassar os 720 euros anuais”. O especialista aconselha os consumidores “a monitorizarem regularmente o mercado para garantir o melhor preço”.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.