Esta quarta-feira cumpre-se o segundo dia da primeira fase dos exames nacionais, com a realização, às 9h30, da prova de Geografia A, do 11º ano, sendo que às 14 horas há a prova de História da Cultura e das Artes, também para o 11º ano.
O pontapé de saída dos exames nacionais foi dado esta terça-feira, com a realização da prova de Português para estudantes do 12º ano: o Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) já disponibilizou o enunciado e os critérios de correção do exame nacional de Português.
Os critérios de correção, agora tornados públicos, são fundamentais para garantir a uniformidade na classificação dos exames em todo o país. Estes documentos especificam o que se esperava em cada resposta, detalham os aspetos valorizados e identificam eventuais penalizações por erros ou omissões. Tanto os alunos como os docentes classificadores podem consultar o enunciado e os critérios abaixo (clique numa das opções), ou no site oficial do IAVE (www.iave.pt).
Conheça o calendário:


Os exames nacionais do ensino secundário continuarão a ser realizados em formato de papel, mas a classificação passará a ser feita eletronicamente. As folhas de resposta dos alunos serão digitalizadas nos Agrupamentos do Júri Nacional de Exames e carregadas numa plataforma digital, onde serão distribuídas entre os professores corretores.
Ainda, os professores passarão a classificar apenas partes de vários exames, em vez de corrigirem exames completos, o que visa assegurar maior equidade nas avaliações e permitir também uma análise mais justa do trabalho dos próprios corretores.
Esta mudança será implementada como projeto em 2024/2025, na disciplina de Filosofia, sendo posteriormente alargado a outras disciplinas nos seguintes anos letivos, exceto aquelas em que não se justifica, como Desenho A.














