EUA avisam Israel sobre operação em Rafah: invasão em grande escala pode fraturar relação, revelam especialistas

De acordo com a Administração Biden, em particular o presidente Joe Biden, está estabelecida uma linha vermelha desde o passado fim de semana

Francisco Laranjeira
Março 14, 2024
12:37

Os Estados Unidos estão dispostos a apoiar Israel numa invasão de Rafah, no sul da Faixa de Gaza, desde que tenha por objetivo a perseguição de alvos de alto valor do Hamas e evite uma invasão em grande escala, o que poderia fraturar a relação entre os aliados.

De acordo com a Administração Biden, em particular o presidente Joe Biden, está estabelecida uma linha vermelha desde o passado fim de semana: Telavive não deve prosseguir uma campanha sem planos credíveis de proteção civil em vigor. Israel, por seu turno, pretende eliminar os quatro batalhões do Hamas presentes na cidade perto da fronteira com o Egito.

No entanto, Israel ainda não produziu um plano de ataque: de acordo com o jornal ‘POLITICO’, que citou duas autoridades israelitas, os militares ainda estão a desenvolver ideias para garantir a segurança de 1,3 milhões de palestinianos dentro e ao redor da cidade, muitos dos quais refugiados.

Em conversas privadas, altos funcionários americanos sinalizaram a Israel que poderiam apoiar um plano mais semelhante a operações antiterroristas do que uma guerra total, o que minimizaria as baixas civis, dizimaria as fileiras do Hamas e evitaria a condenação internacional.

Durante meses, a administração Biden pressionou Israel a considerar um plano militar que exigia tropas especializadas e mais precisas para combater cerca de 3.000 militantes do Hamas em Rafah – o mesmo número que o Hamas usou para atacar Israel a 7 de outubro. transformando a cidade em escombros e matando muitos civis palestinos – de acordo com os Estados Unidos, uma campanha em grande escala não seria aceitável, sob pena de Joe Biden reconsiderar qualquer futura ajuda militar a Israel.

Do lado israelita, um responsável indicou que não há qualquer dúvida de que as forças israelitas vão lançar algum tipo de operação. “No final das contas, não podemos vencer esta guerra sem derrotar os batalhões do Hamas em Rafah”, frisou.

https://executivedigest.sapo.pt/noticias/israel-exercito-lanca-projeto-piloto-para-levar-ajuda-ao-norte-da-faixa-de-gaza/

https://executivedigest.sapo.pt/noticias/joe-biden-pode-limitar-ajuda-militar-a-israel-se-houver-invasao-de-rafah-garantem-autoridades-americanas/

https://executivedigest.sapo.pt/noticias/israel-nao-sera-capaz-de-derrotar-o-hamas-e-lideranca-de-netanyahu-pode-estar-em-perigo-aponta-relatorio-americano/

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.