Globalmente, as atuais sete regiões geográficas vão passar a quatro – Japão e ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático), Américas, China e a nova região AMIEO constituída por África, Médio Oriente, Índia, Europa (incluindo a Rússia) e Oceânia.

A região AMIEO irá abranger mais de 140 mercados com uma população de cerca de 3,8 mil milhões de pessoas e com 45 produtos Nissan, desde o icónico Nissan Patrol ao Nissan LEAF totalmente elétrico. A nova região irá permitir uma tomada de decisões mais rápida e a criação de um modelo de trabalho mais flexível nos vários mercados, numa altura em que a Nissan está a eletrificar a sua gama de modelos.
Gianluca de Ficchy, atual Presidente da Nissan Europa, será o Presidente da nova região. Guillaume Cartier, atual Presidente da região AMI, será Presidente da AMI e Vice-presidente da nova região, responsável pelo marketing e vendas.
A região AMIEO e a equipa de gestão terão efeitos a partir de hoje, 1 de outubro, com o início da implementação total da nova região a ser efetiva após consulta aos representantes dos funcionários na Europa.
“O realinhamento e a reorientação irão ajudar-nos a tornarmo-nos mais competitivos, melhorando a qualidade e velocidade das nossas operações, o que nos permitirá implementar as mais recentes tecnologias de forma mais consistente e mais rápida junto dos nossos clientes”, explicou De Ficchy.
“A escala e o âmbito acrescidos desta nova região irão alinhar o negócio de forma a melhor respondermos aos desafios com que nos defrontamos na indústria automóvel. Isso significa uma mudança positiva no modo como operamos e cooperamos em todo o globo, assegurando o sucesso futuro do nosso negócio”.
As funções de Gestão de Fabrico, I&D, Planeamento, Administração e Finanças irão, a partir de hoje, abranger a Europa, África, Médio Oriente, Índia e Oceânia, continuando as equipas de Vendas e Marketing a centrar-se em geografias específicas, assegurando que os produtos e serviços Nissan continuam a ser otimizados para os clientes de todos os mercados.
“Através do Nissan NEXT vamos transformar a empresa numa organização mais simples, ágil e centrada na rentabilidade. Como sempre, os nossos recursos humanos serão a força impulsionadora subjacente ao nosso sucesso futuro e estou ansioso por unir um grupo de pessoas tão diversas e com tanto talento”, acrescentou Cartier.
“A dimensão e expressão territorial acrescidos desta organização regional irão ajudar-nos a acelerar a implementação de inovações nos nossos automóveis para melhor corresponder aos clientes da nova região e a alavancar as nossas forças em vários segmentos, de forma a melhorarmos o desempenho do nosso negócio”.
A equipa de gestão sénior da região AMIEO irá incluir também:
- Kevin Fitzpatrick, Vice-presidente Sénior na área do Fabrico e Gestão da Cadeia de Fornecimento;
- David Moss, Vice-presidente Sénior na área da Investigação e Desenvolvimento;
- George Leondis, Vice-presidente Sénior na área da Administração e Finanças;
- François Bailly, Vice-presidente Sénior, Diretor de Planeamento;
- Jordi Vila, Vice-presidente na área de Marketing e Vendas, Europa;
- Joni Paiva, Vice-presidente na área de Marketing e Vendas, África, Médio Oriente, Índia e Oceânia.
AMIEO – FACTOS E DADOS
- O âmbito geográfico inclui África, Médio Oriente, Índia, Europa (incluindo a Rússia) e Oceânia, abrangendo mais de 140 mercados;
- População de cerca de 3,8 mil milhões de pessoas;
- Estes mercados registaram 29 milhões de automóveis vendidos em 2019, representando mais de 30% das vendas globais de automóveis nesse ano;
- Vendas de 820.000 Nissan, Datsun e Infiniti em 2019;
- Fábricas em 3 continentes;
- Os principais modelos da Nissan incluem o Qashqai, Navara, Patrol e LEAF.













