Estados Unidos detetam primeiro caso de Covid-19 em animal selvagem

O mamífero infetado foi localizado no estado de Utah perto de uma quinta de criação de visons.

Mara Tribuna
Dezembro 15, 2020
17:44

Os Estados Unidos detetaram o primeiro caso de Covid-19 num animal selvagem: uma marta (ou vison), informou o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA, na sigla em inglês) esta terça-feira.

O mamífero selvagem infetado foi localizado no estado de Utah, perto de uma quinta de criação de visons, durante uma ação de vigilância da vida selvagem em quintas onde foram detetados surtos de coronavírus.

“Ao que sabemos, este é o primeiro animal selvagem com SARS-CoV-2”, afirmou o USDA num alerta à Sociedade Internacional de Doenças Infeciosas, citado pela BBC.

O Departamento de Agricultura americano já notificou a Organização Mundial de Saúde Animal, mas ainda não há provas de que o vírus tenha sido transmitido para outros animais selvagens próximos das quintas onde foi confirmada a presença do SARS-CoV-2.

Na Europa, principalmente na Dinamarca, foram detetados vários surtos de covid-19 em quintas de exploração de martas que levaram ao abate de centenas destes mamíferos. Foi detetada uma mutação do novo coronavírus em visons que infetou, pelo menos, 12 pessoas na Dinamarca.

O USDA informou ainda que vários animais de diferentes espécies de vida selvagem já foram testados e todos tiveram resultados negativos. Ainda assim, o caso reforça a necessidade de fiscalizar a vida selvagem e permanecer vigilante.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.