Depois de um dia de trabalho, muitos apreciam um copo de vinho para relaxar e esquecer um pouco a rotina. Agora, podem ter uma companhia especial nesse momento relaxante: nada menos do que o seu animal de estimação, que pode agora participar nesse momento. A empresa Muttley’s Estate, sediada na Nova Zelândia, desenvolveu uma gama de vinhos pet-friendly, pensados para cães e gatos.
Ao contrário dos vinhos tradicionais, estas bebidas não contêm álcool. Em vez disso, são feitas à base de erva-dos-gatos (catnip), uma planta conhecida pelo seu efeito relaxante nos felinos e que, segundo a empresa, pode também beneficiar os cães.
Vinhos com nomes criativos
A coleção inclui referências com jogos de palavras ligados ao mundo animal, como Chapawgne, Purrno Noir, Sauvignon Bark, Pawt, Cabarknet, Prosecatt e Meowsè. Cada garrafa de 150 ml (equivalente a três doses) tem um preço de 12,99 dólares neozelandeses (cerca de 5,6 euros).
Benefícios para gatos e cães
De acordo com a Muttley’s Estate, o consumo deste vinho pode proporcionar vários benefícios aos animais. Nos gatos, o catnip ajuda na redução do stress, estimula o apetite, melhora o humor e até atua como repelente natural de insetos. O efeito deve-se ao composto nepetalactona, responsável pelas reações de euforia ou relaxamento.
Já nos cães, a erva pode contribuir para efeitos calmantes, relaxamento profundo, estimulação do apetite e auxílio na digestão. A empresa refere que pode ser particularmente útil em situações de ansiedade, como durante trovoadas ou em épocas de fogo-de-artifício.
Produção própria de catnip
A Muttley’s Estate cultiva a sua própria erva-dos-gatos na Nova Zelândia, combinando-a depois com água e conservantes para criar as bebidas. No seu site, descreve o produto como uma “obra-prima sensorial” que combina “ervas e botânicos” num perfil aromático inspirado na paisagem local.














