Uma questão doméstica que gera debates acalorados entre famílias e colegas de casa acaba de ser clarificada por especialistas: como devem os talheres ser colocados na máquina de lavar loiça?
A resposta surge de um estudo conduzido pelo Which?, organização britânica de defesa do consumidor, que analisou a forma mais segura e eficaz de colocar garfos, facas e colheres no eletrodoméstico.
Segundo o Which?, o simples ato de carregar a máquina de lavar loiça tem sido fonte de intermináveis discussões: “Uma das perguntas mais recorrentes é — os talheres devem ser colocados virados para cima ou para baixo?”, explicam os especialistas.
Os defensores da colocação virada para cima argumentam que é a única forma de garantir que os talheres fiquem realmente limpos e secos. Ao colocá-los assim, as extremidades sujas ficam expostas aos jatos de água, e é mais fácil detetar se os talheres estão encavalitados, evitando que a água e o detergente não circulem corretamente.
Por outro lado, os defensores da posição virada para baixo defendem que esta é a opção mais segura, especialmente no caso de facas e talheres afiados. “Os talheres mais cortantes, como as facas, devem ser colocados com a lâmina virada para baixo para evitar cortes acidentais”, explica o Which?. Além disso, este método facilita descarregar os talheres no fim do ciclo e evita tocar nas extremidades, prevenindo marcas de dedos e mantendo a higiene.
Apesar de ambos os métodos terem vantagens, o consenso entre os fabricantes de máquinas de lavar loiça, incluindo marcas como LG, Bosch e Beko, é colocar os talheres virados para baixo.
No entanto, o Which? sublinha que não há um único modo “errado” de organizar os talheres: “Os talheres mais afiados devem sempre ser colocados com a lâmina virada para baixo. Quanto aos restantes, a melhor prática é alternar a orientação — alguns virados para cima e outros para baixo — para evitar que se encavalitem e garantir uma limpeza de qualidade superior. Embora o processo de descarregar a máquina possa demorar um pouco mais, vale a pena.”
Os especialistas reforçam ainda que facas muito afiadas não devem ser colocadas na máquina de lavar loiça. A elevada temperatura e a intensidade dos jatos de água podem alisar ou danificar a lâmina ao longo do tempo.
Seguindo estas orientações, é possível combinar segurança, higiene e eficiência, evitando cortes acidentais e garantindo que todos os talheres fiquem devidamente limpos.






