ERA vende 1.700 casas novas e atinge máximos históricos de 20 milhões de euros em 2025

A ERA Portugal alcançou um novo máximo histórico no segmento de Novos Empreendimentos em 2025, com uma faturação de 20 milhões de euros em comissões, o que representa um crescimento de 51% face ao ano anterior.

André Manuel Mendes
Janeiro 29, 2026
8:01

A ERA Portugal alcançou um novo máximo histórico no segmento de Novos Empreendimentos em 2025, com uma faturação de 20 milhões de euros em comissões, o que representa um crescimento de 51% face ao ano anterior.

A imobiliária vendeu cerca de 1.700 casas novas, mais 33% do que em 2024, consolidando aquele que já tinha sido o melhor ano de sempre deste departamento.

Segundo a empresa, o desempenho permitiu que a área de Novos Empreendimentos represente atualmente 18% da faturação total da ERA Portugal, mais três pontos percentuais do que no ano anterior.

“O crescimento registado em 2025 é indissociável da aposta clara na especialização e na qualidade do serviço. Investimos de forma estruturada na formação das nossas equipas, através da Academia ERA, com programas desenhados para responder às exigências reais do mercado, e isso refletiu-se numa execução mais consistente e em melhores resultados para os promotores, explica David Mourão-Ferreira, diretor do Departamento de Novos Empreendimentos da ERA Portugal. “Em 2026, o foco passa por aprofundar este modelo: mais critério, mais capacitação e um serviço cada vez mais próximo de uma lógica de verdadeira consultoria.”

A tendência de reforço do peso dos compradores nacionais manteve-se em 2025. De acordo com a ERA, 92% das casas novas vendidas foram adquiridas por portugueses, um aumento de dois pontos percentuais face a 2024.

Os brasileiros surgem como a segunda nacionalidade mais relevante, seguidos de angolanos, britânicos e norte-americanos. Entre os compradores, destaca-se a preferência por apartamentos T2, valorizando soluções funcionais, com preços competitivos e elevada liquidez.

A Área Metropolitana do Porto destacou-se como a região com maior volume de vendas de habitação nova, com o concelho do Porto a concentrar 11% das transações em 2025. Matosinhos e Vila Nova de Gaia surgem igualmente em destaque, confirmando a forte procura por novos empreendimentos na região.

O TOP 10 de concelhos com maior volume de vendas de casas novas em 2025 é liderado pelo Porto, seguido de Lisboa, Santo Tirso, Matosinhos, Vila Nova de Gaia, Loures, Coimbra, Maia, Gondomar e Seixal.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.