A EMEL iniciou hoje o processo de implementação do novo tarifário de estacionamento na via pública. A partir desta quinta-feira, existem duas novas cores de estacionamento: a castanha e a preta, onde o limite máximo de tempo que um carro pode estar estacionado é de duas horas.
Segundo os novos valores, a zona preta, que se aplica para já às freguesias de Santa Maria Maior e Misericórdia, custa três euros por hora. Ainda este mês, há planos para alargar a mesma zona à freguesia de Santo António, e posteriormente em maio às Avenidas Novas, São Domingos de Benfica e Campolide, explica a autarquia em comunicado.

Segue-se a zona castanha, onde estacionar o carro custa dois euros por hora e depois a zona vermelha, em que a tarifa é de 1,60 euros por hora, de acordo com esta reorganização do tarifário, que foi aprovado na Assembleia Municipal de Lisboa no final de 2020. Também nesta última o limite é de duas horas.
As zonas mais baratas são a amarela e a verde, onde o estacionamento custa agora 1,20 e 80 cêntimos respetivamente. Em ambos o casos, o limite de paragem é de quatro horas, tal como estipulado pela EMEL.
Recorde-se que na passada quarta-feira o estacionamento voltou a ser pago em Lisboa, depois de ter sido suspenso em janeiro, em virtude da crise de saúde pública da Covid-19. Ainda assim, até ao final do ano, vai manter-se a «gratuitidade do estacionamento para as equipas de saúde das unidades do Serviço Nacional de Saúde diretamente envolvidas no combate à pandemia», segundo a proposta da autarquia, já aprovada.
Esta gratuitidade será «operacionalizada através da Administração Regional de Saúde e das Administrações do centros hospitalares e a concretizar na proximidade do seu local de trabalho em parques de estacionamento da EMEL, em parques concessionários ou na via pública».














