EDP junta-se à Scheider Electric para financiar empreendedores com projetos de transição energética

A EDP e a Schneider Electric anunciaram um compromisso conjunto para apoiar projetos de transição energética justa, através do lançamento do EDGE Transition, uma iniciativa global de inovação social.

André Manuel Mendes
Janeiro 26, 2026
10:00

A EDP e a Schneider Electric anunciaram um compromisso conjunto para apoiar projetos de transição energética justa, através do lançamento do EDGE Transition, uma iniciativa global de inovação social.

O anúncio foi feito à margem da 56.ª reunião anual do World Economic Forum (WEF), onde a EDP voltou a marcar presença com a participação do seu CEO, Miguel Stilwell d’Andrade, e do administrador executivo Pedro Vasconcelos.

A parceria entre as duas empresas materializa-se no desenvolvimento do EDGE Transition, um programa concebido para apoiar empreendedores sociais e organizações que promovem uma transição energética mais inclusiva, sustentável e centrada no impacto social, em particular junto de comunidades e mercados mais vulneráveis.

Atualmente em fase de mobilização de parceiros, o EDGE Transition procura integrar três novos patrocinadores para reforçar o seu alcance e impacto à escala global. A iniciativa irá apoiar projetos em áreas críticas como o acesso a energia limpa, segura e acessível, a melhoria da eficiência energética, a formação inclusiva e a criação de emprego no setor da energia, bem como a preservação e recuperação ambiental.

O programa pretende funcionar como uma ponte entre a inovação social e o ecossistema empresarial e financeiro, oferecendo mecanismos de incubação e aceleração, mentoria especializada, validação técnica e apoio ao desenvolvimento do negócio. O objetivo passa por permitir aos empreendedores testar e escalar soluções, reforçar o seu impacto e atrair investimento.

O EDGE Transition assenta numa lógica de colaboração entre múltiplos stakeholders, ligando empreendedores sociais a empresas líderes do setor energético, investidores e parceiros estratégicos. Os patrocinadores que integrem o programa assumirão um compromisso financeiro ao longo de três anos, podendo envolver-se através de investimento direto, projetos conjuntos ou da integração de soluções inovadoras nas suas cadeias de valor.

Esta iniciativa está alinhada com a estratégia global de impacto social da EDP, Y.E.S. – You Empower Society, que prevê um investimento anual de cerca de 30 milhões de euros até 2030, com o objetivo de apoiar mais de 500 projetos de responsabilidade social em várias geografias. Entre esses projetos destaca-se o Entama, que visa reforçar a economia local, promover a criação de emprego e a igualdade de oportunidades em territórios de menor densidade em Portugal e Espanha.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.