A economia da Rússia “está a implodir”. Quem o diz é Robin Brooks, Economista-Chefe do grupo comercial Instituto de Finanças Internacionais (IIF) numa publicação realizada no Twitter, onde sublinha a queda das importações e as previsões de queda do PIB em 2022.
De acordo com o economista, as exportações de 20 países para a Rússia caíram -50% em relação ao mesmo período do ano anterior, resultado das pesadas sanções impostas pelo Ocidente na sequência do ataque à Ucrânia.
As previsões do IIF compiladas por Brook e Jonathan Pingle também apontam para um colapso do PIB da Rússia na ordem dos -30% até o final de 2022
Russia's economy is imploding. We forecast a GDP collapse of -30% by end-2022. Russia has stopped publishing data, but our tracking of exports from 20 countries to Russia give a clue. Those exports are down over -50% in April 2022 from a year ago (blue). With @JonathanPingle pic.twitter.com/4intbaNc0O
— Robin Brooks (@robin_j_brooks) May 22, 2022
“A economia da Rússia está a implodir. Prevemos um colapso do PIB de -30% até o final de 2022. A Rússia parou de publicar dados, mas o nosso rastreamento de exportações de 20 países para a Rússia dá uma pista. Essas exportações caíram mais de -50% em abril de 2022 em relação a um ano atrás”, pode ler-se no tweet de Brooks.
Na análise, Brooks revela que os superavits da conta do país são “maciços”, o que significa que a Rússia está a exportar muito mais do que está a importar, à medida que as vendas de petróleo e gás se tornam uma parte maior da receita de Moscovo.














