A chefe da diplomacia da UE, Kaja Kallas, disse em particular a eurodeputados que o estado do mundo indicava que aquele poderia ser um “bom momento” para começar a beber, relatou esta quinta-feira o jornal ‘POLITICO’.
Segundo duas pessoas presentes na sala, Kallas disse aos líderes dos grupos políticos no Parlamento Europeu que, embora não seja de beber muito, talvez agora seja a hora de começar, considerando os acontecimentos em todo o mundo.
Os comentários de Kallas coincidiram com a reunião entre os ministros dos Negócios Estrangeiros da Gronelândia e da Dinamarca com o vice-presidente dos EUA, JD Vance, e o secretário de Estado, Marco Rubio, para discutir as ameaças de Donald Trump de tomar a ilha do Ártico.
A principal diplomata da UE — que coordena a política externa do bloco em nome dos 27 governos e da Comissão Europeia — fez a piada numa reunião da Conferência de Presidentes, um encontro dos líderes dos grupos parlamentares. Os seus comentários chegaram depois de os principais eurodeputados começaram a desejar uns aos outros um feliz ano novo.
Com os receios na Europa de que Trump possa anexar a Gronelândia, os protestos em massa contra o regime islâmico no Irão, bem como os conflitos em curso na Ucrânia e em Gaza e a operação dos EUA na Venezuela, a geopolítica tornou-se a questão mais premente da UE.














