O planeamento de viagens envolve muitos cuidados, incluindo garantir que os documentos essenciais, como o passaporte, estão em dia. No entanto, especialistas têm alertado para um detalhe frequentemente ignorado: a cor da roupa utilizada na fotografia do passaporte.
Para passaportes do Reino Unido, o Governo estabelece que a fotografia “deve ser tirada contra um fundo liso de cor clara” e “deve apresentar um contraste claro em relação ao fundo” (GOV.UK). Nos Estados Unidos, as orientações são semelhantes, pedindo que se use “um fundo branco ou branco-off sem sombras, texturas ou linhas” (U.S. Department of State).
Roman Yagudaev, CEO e fundador da The Passport Experts, explicou ao Reader’s Digest o impacto da cor da roupa nas fotos. “O problema é que o fundo da fotografia tem de ser branco”, disse Yagudaev, referindo-se às exigências norte-americanas. “Se usar uma camisa ou blusa branca, essa roupa funde-se com o fundo e tudo o que se vê é uma face flutuando numa imagem. Isto também cria dificuldades quando o Departamento de Estado tem de digitalizar a fotografia, tornando difícil o reconhecimento.”
O especialista alertou ainda que este detalhe pode provocar atrasos no processamento do passaporte. “A fotografia é uma das partes mais importantes da candidatura. As candidaturas são frequentemente atrasadas ou suspensas temporariamente por fotografias incorretas”, reforçou.
Além da cor da roupa, existem outros critérios essenciais para fotografias de passaporte no Reino Unido. O cabelo não deve cobrir os olhos, a expressão facial deve ser neutra e a boca fechada. Os olhos têm de estar “abertos e visíveis” e não são permitidos adereços ou coberturas de cabeça, salvo em casos de razões religiosas ou médicas (GOV.UK).
Karolina Turowska, especialista em fotografia biométrica e viagens na Passport-Photo.Online, explicou ao HuffPost por que razão sorrir não é permitido nas fotografias para passaporte. “Os algoritmos não funcionam como nós. Para comparar um rosto tridimensional com uma fotografia bidimensional de passaporte, têm de identificar e medir as características faciais do utilizador. Isso inclui a distância entre as pupilas, orelhas, nariz e boca, assim como a largura da boca e dos olhos, entre outros”, disse. “Sorrir dificulta o reconhecimento porque altera as proporções do rosto.”





