Mais um susto com o vírus vem da China? Desta vez, trata-se do maior surto do vírus chikungunya alguma vez registado naquele país. O Governo chinês lançou uma ofensiva sanitária para tentar conter a propagação do vírus e estão a usar redes, a pulverizar com inseticidas e até mesmo a utilizar drones.
O que é chikungunya?
É uma doença infecciosa, também chamada de artrite epidémica de chikungunya ou febre de chikungunya. É causada pelo vírus de mesmo nome, um vírus de RNA do género Alphavirus, família Togaviridae.
O que significa chikungunya?
É uma palavra da língua Makonde, falada no sul da Tanzânia, que significa “em postura torcida”. Chikungunya diz respeito à posição adotada por pessoas que sofrem de dores articulares intensas, características da doença.
Como é transmitido?
O vírus chikungunya é transmitido por mosquitos fêmeas infetadas, quase sempre Aedes aegypti ou Aedes albopictus (mosquitos-tigres), que também podem transmitir os vírus da dengue e do zika. Esses mosquitos picam principalmente durante o dia e depositam ovos em recipientes e cavidades com água parada. Ambas as espécies alimentam-se, e o Aedes aegypti também pode se alimentar em ambientes fechados. Todas as regiões com populações estabelecidas desses dois mosquitos relataram casos de transmissão local.
Chikungunya, desde quando?
O vírus chikungunya foi descrito pela primeira vez em 1952 na atual República Unida da Tanzânia e posteriormente detetado em outros países da África e da Ásia. A Organização Mundial da Saúde (OMS) relatou que os primeiros surtos em áreas urbanas foram registados na Tailândia em 1967 e na Índia na década de 1970.
Quantas infeções já existem na China?
Até 11 de agosto, mais de 7.000 casos foram relatados na província de Guangdong, na China. Só na última semana, mais de 3.000 novas infeções foram relatadas nas 12 principais cidades da região.
A grande maioria dos casos até agora tem sido leve, e a maioria das pessoas recebe alta do hospital numa semana — 95% dos infetados, especificamente. As autoridades ainda não sabem a causa exata do surto.
O que torna esse surto diferente?
Suspeita-se que as chuvas recentes e a alta humidade tenham transformado a área num habitat ideal para mosquitos infetados. As fortes chuvas e inundações recentes na província de Guangdong, combinadas com temperaturas excecionalmente altas, tornaram a área ideal para a reprodução de mosquitos.
Que medidas foram tomadas na China?
Em Guangdong, as autoridades estão a pulverizar inseticida nas ruas, e pessoas infetadas estão a ser imediatamente internadas em hospitais numa espécie de quarentena, seguindo as medidas rígidas que as autoridades chinesas implementaram durante a disseminação da pandemia global da Covid-19, em 2020. Foram também emitidos alertas de viagem para aqueles que se deslocam para a China.
Além disso, mosquitos gigantes, que se alimentam de mosquitos menores que transmitem doenças, foram soltos nesta província. Na esperança de controlar a população desses insetos infetados, foram também soltos peixes que se alimentam deles.
Como pode chegar à Europa?
Este ano, a chikungunya demonstrou maior presença em áreas inicialmente desfavoráveis. Apesar de ser encontrada principalmente em regiões tropicais, este ano apareceu em regiões de França e Itália. Os EUA emitiram recentemente um alerta de viagem, incentivando os seus cidadãos a evitar viagens à região de Guangdong, onde está localizado o surto na China.
Desde 2004, os surtos aumentaram em frequência e disseminação, em parte devido às adaptações do vírus. Até o momento, a chikungunya foi detetada em mais de 110 países na Ásia, África, Europa e Américas.
Existe um tratamento específico?
Não existe um medicamento antiviral específico para tratar infeções pelo vírus chikungunya. O tratamento para indivíduos infetados consiste em aliviar a febre e a dor nas articulações com antipiréticos e analgésicos, administrar fluidos e garantir que o paciente esteja em repouso. Para aliviar a dor e baixar a febre, medicamentos como o paracetamol são recomendados até que o diagnóstico de dengue seja descartado.




