A Dinamarca vai expulsar automaticamente os estrangeiros condenados a penas de prisão de um ano ou mais por crimes graves, anunciou hoje o Governo, ao apresentar um novo conjunto de medidas para endurecer a sua política de imigração.
“Os estrangeiros condenados a pelo menos um ano de prisão por crimes graves, como agressão qualificada e violação, serão, por princípio, deportados”, refere o Ministério da Imigração, em comunicado.
Até agora, as deportações não eram automáticas, em conformidade com as convenções internacionais que protegem a privacidade, a vida familiar e o tratamento desumano.
A Dinamarca tem uma das políticas de imigração mais duras da Europa, pelo que o Governo está a reforçar o controlo das fronteiras, a promover o regresso rápido dos imigrantes sem autorizações de residência e a considerar a externalização do processo dos pedidos de asilo para reduzir o fluxo migratório.
O objetivo assumido é reduzir “até zero” o número de requerentes de asilo.
O país defende também um reforço das fronteiras externas da União Europeia e a agilização dos regressos de migrantes em situação irregular aos seus países.














