Fundação MEO e PSP assinam protocolo para combater solidão sénior e crise habitacional

A iniciativa coincide com o Dia Internacional da Pessoa Idosa, instituído em 1991 pelas Nações Unidas, e pretende dar visibilidade à importância da proteção e do cuidado para com a população envelhecida.

Pedro Gonçalves
Outubro 1, 2025
7:30

A Fundação MEO e a Polícia de Segurança Pública (PSP) vão assinar esta quarta-feira, um protocolo de cooperação no âmbito do projeto “Partilha Casa”, numa cerimónia que terá lugar na Direção Nacional da PSP, no Largo da Penha de França, em Lisboa, às 10h00. A iniciativa coincide com o Dia Internacional da Pessoa Idosa, instituído em 1991 pelas Nações Unidas, e pretende dar visibilidade à importância da proteção e do cuidado para com a população envelhecida.

O projeto “Partilha Casa”, criado pela Fundação MEO, responde a dois dos maiores desafios da sociedade portuguesa: a crise habitacional e a solidão crescente da população sénior. Através desta iniciativa, promove-se a partilha intergeracional de habitação, colocando em contacto idosos que vivem sozinhos com estudantes universitários em busca de alojamento acessível.

Para operacionalizar o programa foi desenvolvido o portal nacional partilhacasa.pt, que reúne registos de jovens, séniores e instituições interessados em aderir à iniciativa.

A PSP, pioneira em Portugal no conceito de policiamento de proximidade, associa-se agora formalmente ao projeto como reforço do seu trabalho junto da população idosa. A cooperação insere-se nas competências da polícia de prevenção criminal e na promoção da segurança dos cidadãos mais vulneráveis, sendo destacada neste Dia Internacional da Pessoa Idosa.

O acompanhamento e a sinalização de idosos em risco são já tarefas asseguradas ao longo de todo o ano pelas Equipas de Proteção e Apoio à Vítima (EPAV). Paralelamente, a PSP mantém ativa a operação anual “A Solidariedade Não Tem Idade”, de caráter preventivo, dedicada à deteção precoce de casos de fragilidade social entre pessoas mais velhas.

Com a assinatura do protocolo com a Fundação MEO, a PSP reforça publicamente o seu compromisso com a proteção dos idosos e contribui também para o combate ao isolamento social — um fenómeno que se tem intensificado sobretudo nos grandes centros urbanos.

A sessão de assinatura contará com a presença da Diretora Executiva da MEO, Ana Figueiredo, da Administradora-Delegada Executiva da Fundação MEO, Madalena Albuquerque, da Diretora da Fundação MEO, Carolina Pita Negrão, e do Diretor Nacional da PSP, Superintendente-Chefe Luís Miguel Ribeiro Carrilho.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.