Cristãos de todo o mundo vão celebrar, esta terça-feira, o Dia dos Reis, também conhecido como a Festa da Epifania, o Dia dos Três Reis ou Teofania – as celebrações vão desde desfiles e entrega de presentes a crianças, até à bênção da água.
Mas porque é conhecido com nomes diferentes?
Algumas igrejas cristãs ocidentais conhecem o dia da festa como o Dia dos Três Reis. Recorda a visita de três Reis Magos ao menino Jesus, e o seu sentimento de admiração pelo encontro. É o 12º dia depois do Natal e encerra a época natalícia.
Já as tradições orientais chamam de Teofania e concentram-se no batismo de Jesus por João Batista. Os cristãos ortodoxos também o conhecem como o Batismo de Cristo.
O que significa Epifania?
A palavra grega “epiphaneia” significa “aparição” ou “manifestação” e diz respeito à manifestação de Jesus ao mundo.
Como é comemorado?
O dia é celebrado em Espanha, por exemplo, com desfiles que incluem carros alegóricos decorativos com pessoas vestidas como os reis bíblicos que trouxeram presentes ao menino Jesus. Também em algumas zonas da América Latina – assim como em Espanha – é tradição desembrulhar os presentes de Natal que em outras partes do mundo são entregues pelo Pai Natal no dia de Natal.
Os gregos celebram a Epifania como cerimónias de bênção das águas em todo o país, que é principalmente ortodoxo. Na Bulgária, há quem mergulhe nos rios e lagos para recuperar crucifixos, um antigo ritual que marca a festa da Epifania, também conhecida como a Aparição de Cristo.
Por tradição, um crucifixo é lançado nas águas de um lago ou rio. Acredita-se que quem o recuperar ficará livre dos espíritos malignos e terá saúde durante todo o ano. Depois de ser ‘pescada’ a cruz, um padre borrifa água nos crentes com um ramo de manjericão.
Quando é celebrado?
As igrejas cristãs ortodoxas na Bulgária, Grécia e Roménia celebram a festa em 6 de janeiro. Mas para as igrejas ortodoxas na Rússia, Sérvia e Ucrânia que seguem o calendário juliano, a Epifania é celebrada a 19 de janeiro, já que a véspera de Natal é a 6 de janeiro.
Qual é a origem da Epifania?
Tem origem na igreja oriental e originalmente incluía uma celebração do nascimento de Jesus, segundo indicou a ‘Enciclopédia Britânica’, que sublinhou que no séc. IV, a igreja em Roma começou a celebrar a Epifania separadamente a 6 de janeiro.














