Depressão Cláudia ‘carrega’ hoje rio atmosférico, trovoadas e vento intenso: saiba quais os distritos mais afetados

Portugal volta a enfrentar este sábado um novo agravamento do estado do tempo, marcado por chuva forte, trovoadas e vento intenso, devido ao reforço do sistema frontal associado à depressão Cláudia

Francisco Laranjeira
Novembro 15, 2025
8:00

Portugal volta a enfrentar este sábado um novo agravamento do estado do tempo, marcado por chuva forte, trovoadas e vento intenso, devido ao reforço do sistema frontal associado à depressão Cláudia. Segundo o ‘Tempo.pt’, o cenário será influenciado por um “rio atmosférico” de origem subtropical, canalizado pelo vento de Sul e responsável por trazer ar muito húmido para o território, potenciando precipitação abundante e persistente ao longo do dia.

A instabilidade será generalizada, mas com maior impacto nos distritos de Setúbal, Évora, Beja e Faro, onde a chuva deverá ser particularmente intensa a partir da manhã, de acordo com as projeções do ‘Tempo.pt’. A acumulação rápida de água volta a levantar preocupações de inundações, depois dos episódios registados na passada quinta-feira. Também o Litoral Norte e Centro, incluindo Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém, deverão enfrentar precipitação forte, com possibilidade de granizo e trovoada.

Vento forte e mar agitado agravam condições adversas

O vento de Sul ganhará intensidade ao longo do dia, com rajadas que poderão atingir 50 km/h no Minho e Douro Litoral, e até 70 km/h no Baixo Alentejo e Algarve, indica o Tempo.pt. A ondulação de sudoeste manter-se-á elevada, com alturas de 3,5 a 4,5 metros, justificando a continuação do aviso amarelo de agitação marítima nos distritos de Lisboa, Setúbal, Beja e Faro.

As previsões apontam ainda para uma ligeira subida das temperaturas máximas, sobretudo na Região Centro. Apesar disso, o ambiente geral permanecerá marcado pela forte instabilidade atmosférica.

Cláudia mantém instabilidade até domingo, mas com intensidade diferente

A depressão Cláudia continuará a influenciar o estado do tempo também este domingo, embora com contornos distintos. De acordo com o ‘LusoMeteo’, a instabilidade deverá persistir em várias regiões, mas com menor intensidade do que a registada este sábado. A chuva poderá manter-se em regime de aguaceiros, pontualmente acompanhados de trovoada, enquanto o vento e a agitação marítima deverão perder alguma força ao longo do dia.

O cenário mantém-se, no entanto, condicionado pela evolução do rio de humidade que reforça o sistema frontal e pela dinâmica própria da depressão, que segue um padrão de difícil previsão. Ainda assim, este sábado será o dia mais adverso do fim de semana, com risco elevado de precipitação intensa, vento forte e episódios de trovoada em diversas regiões do continente.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.