A ministra da Saúde, Marta Temido, adiantou esta quinta-feira que Portugal espera arrancar o plano de vacinação contra a covid-19 entre 27 e 29 de dezembro. O primeiro lote de 9750 doses vai ser administrado aos profissionais de saúde porque são aqueles que estão “na primeira linha”, avançou.
As primeiras 9750 unidades serão da Pfizer, informou Marta Temido, enquanto falava aos jornalistas sobre os novos dados relativos à chegada de uma vacina a Portugal. Em janeiro, haverá cerca de 300 mil doses disponíveis, em fevereiro, 429 mil doses e, em março, 487.500 doses.
“Estamos a ultimar o processo de seleção” dos grupos que serão vacinados com o primeiro lote de vacinas, disse a ministra. O foco será nos profissionais de saúde, considerado um “subgrupo”, porque são “aqueles que na primeira linha nos poderão ajudar melhor a proteger os restantes”, referiu.
Uma semana depois, o processo deverá ser alargado aos restantes grupos prioritários já identificados (pessoas com 50 ou mais anos e com pelo menos uma patologia grave) e aos residentes em lares de idosos e internados em unidades de cuidados continuados.
“A previsão de entrega é ainda no mês de dezembro”, “antes do Natal”, disse, apontando para o dia 23 de dezembro. No dia 26 deverá ser autorizada e introduzida no mercado a vacina da Pfizer. Já a imunização em Portugal deverá começar entre 27 e 29 de dezembro, altura em que é entregue o primeiro lote desta vacina.
Marta Temido está confiante que o processo de imunização vai correr “bem”, apesar de ser “exigente”, pois é algo “novo” e com uma “expetativa diferente”. “Será um processo que correrá bem e que contará com envolvimento dos portugueses que podem ter confiança na sua vacinação”, apontou.
Esta quinta-feira a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, tinha anunciado no Twitter que a vacinação contra a covid-19 na União Europeia (UE) iria começar entre 27 e 29 de dezembro – uma indicação confirmada agora por Marta Temido.
Também na manhã desta quinta-feira o ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, já tinha revelado que todos os Estados-membros da UE planeavam iniciar o processo de vacinação a partir do dia 27 de dezembro.
“Um alinhamento na data de entrega de vacinas e na administração de vacinas está agora em condições de poder ser materializado”, disse ainda a ministra da Saúde. A reunião de trabalho sobre o plano de vacinação contra a covid-19 decorreu esta manhã no Palácio da Ajuda, em Lisboa.














