Covid-19 é menos mortal em Portugal do que a gripe

Na pior fase da pandemia em Portugal nunca se superou as 2.700 mortes por semana.

Revista de Imprensa

Na pior fase da pandemia em Portugal nunca se superou as 2.700 mortes por semana, sendo que essa fasquia havia sido ultrapassada no início deste ano, de forma ligeira, e no início dos três anos anteriores, de forma expressiva, por causa da gripe, revela o “Jornal de Negócios”, ressalvando que isto só aconteceu devido ao altos níveis de cumprimento do país no processo de confinamento.

De acordo com o jornal, que cita números da Direção-Geral da Saúde (DGS), em Março e Abril morreram 21 mil pessoas, mais 13% do que a média registada no mesmo período entre 2009 e 2019.



Desde o início do ano, morreram 48,5 mil pessoas, o que representa uma subida de 1% em relação ao período homólogo e mais 6% do que na média dos meses homólogos entre 2009 e 2019, adianta ainda.

Portugal contabiliza, neste momento, 1.369 óbitos associados à Covid-19 e 31.596 casos confirmados de infecção, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela DGS.

O país entrou no dia 3 de Maio em situação de calamidade devido à pandemia de Covid-19, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de Março. Esta nova fase prevê o confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância activa, o dever geral de recolhimento domiciliário e o uso obrigatório de máscaras ou viseiras em transportes públicos, serviços de atendimento ao público, escolas e estabelecimentos comerciais.

Um balanço da agência de notícias “France-Presse”, a partir de dados oficiais, revela que a pandemia de Covid-19 já provocou quase 560 mil óbitos e infectou mais de 5,7 milhões de pessoas em 196 países e territórios. Cerca de 2,2 milhões de doentes foram considerados curados pelas autoridades de saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de Dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.