Covid-19: Ainda «é muito cedo para perceber» a duração da imunidade, afirma Tiago Correia

O investigador do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, Tiago Correia, considera que ainda «é muito cedo para perceber» a duração da imunidade da covid-19.

Revista de Imprensa
Agosto 26, 2020
11:20

O investigador do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, Tiago Correia, considera que ainda «é muito cedo para perceber» a duração da imunidade da covid-19, numa altura em que muito se fala sobre possíveis casos de reinfecção da doença.

Numa entrevista à SIC, o especialista refere que «ainda estamos numa fase inicial». Só vamos ter uma noção da duração da imunidade passado um tempo indeterminado», acrescenta.

Tiago Correia considera que pensar na questão das reinfecções  como um problema sério, «seria criar um alarme e um pânico» que para já não se justifica. «À luz do que estamos a ver são casos pontuais, devem-nos suscitar estudo», afirmou.

O especialista explica que «há uma diferença genética» relativamente à primeira infecção, «são duas estirpes diferentes», o que, segundo Tiago Correia «é normal que aconteça» porque o patógeno se encontra em circulação, contudo nada disso terá influência na eficácia de uma vacina, garante à SIC.

«O que sabemos é que com estirpes diferentes há uma reinfeção. Possivelmente estamos a falar de uma imunidade de curta duração», disse sem querer dar certezas sobre a questão.

 

 

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.