Covid-19: 17 países europeus receberam lote da vacina da AstraZeneca associado a morte de enfermeira

Dezassete países europeus receberam doses de um lote da vacina da AstraZeneca/ Oxford que as autoridades de saúde da Áustria deixaram de administrar, enquanto investigam uma morte e uma doença associadas à vacina.

Mara Tribuna
Março 9, 2021
12:31

Dezassete países europeus receberam doses de um lote da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca/ Oxford que as autoridades de saúde da Áustria deixaram de administrar, enquanto investigam uma morte e uma doença associadas à vacina, relata a Reuters. Portugal não recebeu este lote, como garante o Infarmed.

O aviso veio depois de uma enfermeira de 49 anos em Zwettl, uma cidade a noroeste de Viena, na Áustria, ter morrido devido a um grave distúrbio de coagulação, após ter recebido a vacina. Outra enfermeira em Zwettl, com 35 anos, recebeu uma dose do mesmo lote, ABV 5300, e desenvolveu uma embolia pulmonar, estando agora a recuperar.

Christa Wirthumer-Hoche, a chefe da agência de saúde pública austríaca AGES, o organismo de supervisão do mercado de medicamentos, disse que foram informados “todos os colegas da rede europeia, uma vez que este lote, que ascendeu a cerca de um milhão de doses no total, foi enviado para 17 países europeus”.

Segundo o Infarmed, a Autoridade Nacional do Medicamento, Portugal não recebeu este lote. “O Infarmed verificou a documentação referente às receções das vacinas AstraZeneca chegadas a Portugal e confirma que o referido lote da vacina da AstraZeneca, ABV 5300, não foi rececionado nem distribuído em Portugal”, adianta em comunicado.

“Em termos de avaliação da segurança da vacina, em Portugal não foram notificados quaisquer casos desta natureza, nomeadamente relacionados com tromboembolismo pulmonar ou periférico”, acrescenta.

O Comité de Avaliação dos Riscos em Farmacovigilância da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), que controla a segurança dos medicamentos, discutiu o caso nesta segunda-feira, segundo Wirthumer-Hoche, que também dirige o conselho de administração da EMA.

A AstraZeneca afirmou que todos os lotes da sua vacina contra a covid-19 estão sujeitos a controlos de qualidade rigorosos e que “não foram confirmados eventos adversos graves associados à vacina”.

Entretanto, está a ser realizada uma autópsia da enfermeira e Wirthumer-Hoche disse que esperava os resultados na próxima semana.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.