O Reino Unido adicionou a Estónia, Letónia, Eslováquia, Eslovénia e o arquipélago St. Vincents, nas Caraíbas, à lista de corredores de viagens, depois de rever as avaliações de risco mais recentes. Portugal voltou a ser excluído, ou seja, quem entre no território vindo de Portugal está obrigado a uma quarentena.
A lista foi divulgada há instantes pelo Governo britânico. Pode consultá-la aqui.
De acordo com o jornal The Telegraph, o governo britânico decidiu “rejeitar” o pedido português para ser incluído nos “corredores aéreos”, uma lista que conta já com 74 países e territórios, onde se inclui, por exemplo Espanha.
“Espanha continua na lista, apesar de, como Portugal, estar a lidar com um aumento do número de surtos, que forçou as autoridades regionais a reintroduzir restrições a nível local”, sublinha a publicação britânica.
As mudanças, que entrarão em vigor a partir de terça-feira, 28 de julho, acontecem numa altura em que o governo britânico pede aos passageiros que continuem a proteger-se ao considerar viajar para o exterior, garantindo que estejam atualizados com as informações mais recentes – em ‘casa’ e no destino.
O Executivo adianta que todos os viajantes, inclusive os de destinos isentos de quarentena, deverão preencher um formulário de localização de passageiros na chegada ao Reino Unido.
E acrescenta que a ‘lista verde’ pode ser alterada ao longo do tempo em função da situação epidemiológica de cada país. “Estamos preparados para responder rapidamente se a situação de saúde de um país se deteriorar”, adianta o Executivo britânico.
As medidas sanitárias nas fronteiras permanecem sujeitas a revisão a cada 28 dias na Inglaterra, conclui.














