Conheça os navios enviados por Espanha e Itália para proteger a flotilha humanitária que ruma a Gaza

Espanha e Itália anunciaram esta quarta-feira o envio de navios da Marinha dos seus países para acompanhar a ‘Flotilha Global Sumud’, o grupo de navios a caminho da Faixa de Gaza para entregar ajuda humanitária e que foi alvo de um ataque ao largo da Grécia

Francisco Laranjeira
Setembro 25, 2025
17:51

Espanha e Itália anunciaram esta quarta-feira o envio de navios da Marinha dos seus países para acompanhar a ‘Flotilha Global Sumud’, o grupo de navios a caminho da Faixa de Gaza para entregar ajuda humanitária e que foi alvo de um ataque ao largo da Grécia.

O anúncio espanhol foi feito pelo chefe do Governo, Pedro Sánchez, numa conferência de imprensa em Nova Iorque à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas citada pelo jornal espanhol ‘El País’. “Esta quinta-feira mesmo partirá de Cartagena um navio de ação marítima equipado com todos os meios necessários para prestar assistência à frota e realizar algum resgate”, sublinhou Sánchez.

Ora, o Navio de Ação Marítima (BAM) ‘Furor P-46’ partiu de Cartagena esta quinta-feira para escoltar e proteger a flotilha que partiu de Barcelona no final de agosto e, após uma viagem turbulenta e lenta, durante a qual foram relatados casos de sabotagem e ataques de drones, está atualmente a navegar em águas próximas a Creta e a poucos dias de entrar em águas que podem ser consideradas perigosas, à luz dos alertas israelitas.

A Itália de Giorgia Meloni anunciou também o envio de uma fragata para escoltar este grupo, apesar de ser “desnecessário, perigoso e irresponsável”, pois “não há necessidade de arriscar a segurança e entrar numa zona de guerra para entregar ajuda a Gaza que o Governo italiano poderia entregar em questão de horas”. Ainda assim, Meloni enviou um navio para garantir a segurança e esta quinta-feira anunciou o envio de uma segunda fragata.

A embarcação selecionada por Espanha é o ‘Furor P-46’, um navio de ação marítima que partiu do Arsenal Militar de Cartagena. O ‘Furor’ é um navio de patrulha offshore da Marinha com uma tripulação de 51 pessoas, uma plataforma de pouso para helicópteros, um canhão Oto Melara de 3 polegadas e duas metralhadoras MK-38 de fabricação israelita.

Já o Governo italiano enviou a fragata antissubmarino ‘Virginio Fasan F-591’ da Marinha, uma embarcação um pouco mais rápida e potente do que a espanhola, com base no porto de La Spezia.

É um navio tripulado por 167 marinheiros e equipado com dois canhões, duas metralhadoras e diversas plataformas de lançamento de mísseis e contra-medidas. Possui também uma pista de pouso para um ou dois helicópteros, dependendo do modelo da aeronave.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.