Conheça os melhores depósitos a prazo para fazer render as suas poupanças em 2022

Apesar de a opção de um depósito a prazo render pouco para as poupanças, acaba por ser uma melhor solução do que deixar o dinheiro na conta à ordem.

Executive Digest com DECO
Março 29, 2022
17:49

Apesar de a opção de um depósito a prazo render pouco para as poupanças, acaba por ser uma melhor solução do que deixar o dinheiro na conta à ordem.

Tendo em conta que, segundo o Banco de Portugal, a inflação este ano será de 4%, qualquer taxa de poupança que seja oferecida terá um valor muito inferior e, atualmente, a média de um depósito a prazo a um ano é de 0,06%.

Dito isto, as poupanças colocadas em depósitos a prazo irão perder valor, por isso, o recomendado é manter nessa posição apenas o necessário para emergências.

Uma vez que nos depósitos feitos nos maiores bancos, o melhor rendimento ficará sempre abaixo dos 0,06%, as melhores opções são os depósitos promocionais para novos clientes ou novos montantes, oferecidos pelos bancos mais pequenos, alguns angolanos, e em depósitos de muito curto prazo.

Uma alternativa para os depósitos bancários de médio prazo (até cinco anos) são os seguros de capitalização de taxa fixa, onde o capital está garantido e o rendimento sabe-se no momento do início do depósito. Apesar de os Certificados de Aforro e do Tesouro serem mais rentáveis se for aplicado dinheiro em períodos acima dos cinco anos, os seguros de capitalização de taxa fixa conseguem superar os títulos de dívida pública no médio prazo.

 

“Superdepósitos”

No caso de ser mesmo necessário aplicar o dinheiro em depósitos, os “superdepósitos” são uma boa alternativa para contornar a inflação e obter um retorno real positivo.

No entanto, têm desvantagens. Neste caso, a maior desvantagem é serem maioritariamente para prazos curtos de cerca de três meses, que, quando terminam, não podem ser renovados à mesma taxa, apenas a taxas bastante inferiores.

A melhor forma de contornar esta questão é ir abrindo de três em três meses contas em diferentes instituições, mas é preciso ter atenção e perceber se as comissões de abertura e manutenção de contas não acabam por eliminar os rendimentos do depósito.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.