A subida, na semana passada, no preço dos combustíveis vai continuar a partir da próxima segunda-feira, embora apenas no caso da gasolina 95: o gasóleo está de regresso às descidas. De acordo com fonte do setor contactada pela ‘Executive Digest’, esta semana “a orientação será para uma descida de 0,5 cêntimos por litro no gasóleo e uma subida do preço na gasolina 95 em até 1 cêntimo por litro”.
Os postos de marca própria – que normalmente funcionam junto aos hipermercados – seguem a tendência dos postos de abastecimento ‘normais’ e reportam “uma descida de 0,0061 euros no gasóleo e uma subida de 0,072 euros na gasolina 95”, adiantou outra fonte.
Assim, o gasóleo vai registar, a partir da próxima semana, a primeira descida de preço de 2026, ainda que muito ligeira – neste período, passou de 1,533 para 1,586 euros/litro. Já a gasolina 95 mantém a tendência crescente registada desde o início do ano. Veja como evoluíram os combustíveis desde 1 de janeiro:

No mais recente boletim da Comissão Europeia, Portugal está no oitavo lugar entre os países com a gasolina simples 95 mais cara, 4,4 cêntimos acima da média europeia e 19,9 cêntimos acima do preço verificado em Espanha. Quanto ao gasóleo simples, o nosso país está na 11ª posição do preço mais caro, a 18,2 cêntimos do preço no país vizinho.
Os Países Baixos têm, de longe, o preço mais elevado do Velho Continente no que diz respeito à gasolina 95: 2,026 euros/litro, o único país europeu acima dos 2 euros. No caso do gasóleo, é a Finlândia a ‘campeã’ dos preços mais caros: 1,918 euros/litro.
Apesar de o preços da gasolina 95 ficarem mais caros no início da próxima semana, saiba que pode poupar uns euros extra se souber onde estão os postos mais baratos do país. Consulte a lista:












