Gasolina ou a diesel, híbrido plug-in e não plug-in, elétricos ou biocombustíveis gasolina-GPL? Na hora de escolher um carro, um dos fatores primordiais é a rentabilidade, que pode ser decisiva na decisão por um ou outro modelo.
Para facilitar a escolha dos condutores, a Organización de Consumidores y Usuarios (OCU), de Espanha, analisou as diferentes opções dentro das várias categorias de veículos e a que quilometragem foram amortizados – ou seja, qual a compra ‘mais lucrativa’ para um condutor.
No entanto, segundo a OCU, no cálculo efetuado é preciso levar em consideração os custos de manutenção mas, para efeitos de simplificar a escolha, foi apenas levado em linha de conta o custo por quilómetro de combustível.
Assim, foram levadas em consideração o preço das fontes de energia utilizadas no carro:
Gasolina : 1,63 euros/l
Gasóleo : 1,48 euros/l
GPL : 0,95 euros/l
Eletricidade : 0,2 euros/kWh.
Nos carros híbridos plug-in foi estimado que o aproveitamento seja de 70% com eletricidade e 30% com gasolina
Os cálculos são feitos para veículos a gasolina, diesel, híbridos plug-in e não plug-in, elétricos e bicombustíveis gasolina-GPL. Em todo o caso, o ponto de referência é o custo do combustível de um carro a gasolina, que custa ao seu condutor 12.250 euros a cada 100.000 quilómetros.
Quando é que compensa um veículo a diesel?
Pelos cálculos da OCU, é amortizado em 75 mil quilómetros. Apesar de em média custar mais 2.500 euros do que a versão a gasolina, o menor custo de combustível (8.900 euros aos 100 mil quilómetros) compensa este custo.
Quando vale a pena um veículo híbrido plug-in?
A OCU estabeleceu que um veículo com essas características seja amortizado em 70 mil quilómetros – o seu custo é 4 mil euros superior ao da gasolina, mas é compensado pelo menor custo do combustível: 6.400 euros aos 100 mil quilómetros.
E um veículo híbrido não plug-in?
Este tipo de veículo é amortizado em 110 mil quilómetros. A razão é que custam 2.500 euros a mais que os carros a gasolina e têm um custo de 10 mil euros por 100.000 quilómetros.
Quando é que um veículo elétrico se paga a si próprio?
Um veículo elétrico pode ser amortizado em 85 mil quilómetros. O seu custo inicial é 7 mil euros superior ao da gasolina, mas é mais ou menos rapidamente compensado pelo menor custo por combustível, de 4 mil euros aos 100 mil quilómetros.
E por último, quando um veículo bicombustível gasolina-GPL é amortizado?
Este veículo pode ser amortizado em 20 mil quilómetros, uma vez que representa apenas 700 euros a mais face a um carro a gasolina e em contrapartida o seu custo por 100.000 quilómetros é de 8.550 euros.














