Cimeira Trump-Putin é cancelada após memorando inflexível de Moscovo para a Casa Branca, revela ‘Financial Times’

De acordo com a publicação, citando fontes familiarizadas com o assunto, a decisão foi tomada após uma tensa conversa telefónica entre os principais diplomatas dos dois países

Francisco Laranjeira
Outubro 31, 2025
11:43

Os Estados Unidos cancelaram a cimeira planeada para Budapeste entre o presidente americano, Donald Trump, e o líder do Kremlin, Vladimir Putin, na sequência da firme posição da Rússia em relação às exigências de linha-dura sobre a Ucrânia, revelou esta sexta-feira o ‘Financial Times’.

De acordo com a publicação, citando fontes familiarizadas com o assunto, a decisão foi tomada após uma tensa conversa telefónica entre os principais diplomatas dos dois países.

Recorde-se que os planos para uma cimeira em Budapeste este mês foram suspensos depois de Moscovo ter mantido as suas exigências, incluindo a de que Kiev cedesse mais território como condição para um cessar-fogo.

Dias depois de Trump e Putin terem concordado em encontrar-se na capital húngara para discutir como pôr fim à guerra na Ucrânia, o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo enviou um memorando a Washington no qual reiterou as mesmas exigências para abordar o que Putin chama de “causas profundas” da sua invasão, que incluem concessões territoriais, uma drástica redução das forças armadas ucranianas e garantias de que o país jamais será membro da NATO, indicou a publicação.

A Casa Banca cancelou a cimeira após uma ligação telefónica entre o ministro dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov, e o secretário de Estado americano, Marco Rubio, na qual Rubio informou Trump que Moscovo não demonstrava qualquer disposição para negociar, acrescentou a reportagem do ‘Financial Times’.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky afirmou este mês que, embora a Ucrânia esteja pronta para negociações de paz, não retirará as suas tropas de territórios disputados primeiro, conforme exige Moscovo.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.