Cientistas identificam gene que protege humanos da gripe aviária

Descoberta científica pode ajudar as autoridades de saúde a ficar um passo à frente do vírus e melhorar os esforços para monitorizar e controlar a doença

Francisco Laranjeira
Junho 28, 2023
18:27

BTN3A3: este é o gene responsável por não se contrair a gripe aviária. De acordo com investigadores da Universidade de Glasgow, na Escócia, este gene ajuda a impedir que o vírus se replique dentro das células humanas, dificultando a propagação da doença para outras pessoas.

A descoberta científica pode ajudar as autoridades de saúde a ficar um passo à frente do vírus e melhorar os esforços para monitorizar e controlar a doença.

A gripe aviária circula regularmente em aves selvagens, que podem infetar aves domésticas e assim representar um risco para os seres humanos – é um ‘primo’ da gripe comum, embora mais mortal para os humanos. Segundo diversos especialistas, a gripe aviária é a principal candidata à próxima pandemia: houve surtos periódicos da doença, como o surto de 2013 na China, que matou mais de 600 pessoas.

O estudo, publicado na revista científica ‘Nature’, apontou que, apesar de ainda não serem claros todos os mecanismos que bloqueiam a propagação do vírus em humanos, o BTN3A3 é uma peça importante do puzzle. Para isolar o gene, foram necessários testes nos efeitos de centenas de genes diferentes na replicação do vírus – os investigadores detetaram que o vírus replicou-se mais facilmente em células humanas quando o BTN3A3 estava ‘ausente’.

“Seremos capazes de avaliar rigorosamente o risco do vírus circulando nas aves e, em seguida, direcionar as medidas de controlo onde elas são mais necessárias”, explicou Massimo Palmarini, diretor do Centro de Pesquisa do Vírus da Universidade de Glasgow.

“Esses estudos são importantes para explicar quais as linhagens de vírus que têm maior probabilidade de cruzar a barreira das espécies e infetar humanos; esse tipo de informação é importante para avaliações de risco”, assegurou o assessor de imprensa do ECDC, Alexandru Niculae, em declarações ao jornal ‘POLITICO’.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.